Tema: O conflito entre gerações e os seus desafios na sociedade comtemporânea
Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social se padroniza pela ausência de confrontos e desafios. Entretanto, fora da ficção, a realidade brasileira apresenta inúmeros conflitos entre as gerações. Nesse sentido, cabe analisar a falta de informação e comunicação como fatores para a continuidade desse impasse.
Convém ressaltar, a princípio, que a falta de informação é um fator determinante para a persistência do problema. De acordo com o filosofo grego Aristóteles, a política deve ser articulada pelos homens a fim de alcançar o equilibro social. No entanto, o que se verifica na atual realidade brasileira, é um cenário de desinformação principalmente das gerações mais antigas, visto que eles sentem bastante dificuldade de compreender e se adequar às novas tecnologias e gírias.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão da falta de comunicação. Na obra do escritor brasileiro Darcy Ribeiro, há um trecho que diz: “O professor finge que ensina e o aluno finge que aprende”. Tal citação retrata a falta de comunicação por parte dos professores e alunos, entretanto, saindo do âmbito escolar, isso também acontece entre as empresas, governos e pessoas mais novas com as gerações mais antigas, visto que são utilizadas apenas uma linguagem mais atual na qual essas pessoas com mais idade não entendem.
Portanto, para dirimir esse problema, medidas precisam ser tomadas. Faz-se necessário, pois, que as secretarias de educação criem oficinas em lugares públicos de grande circulação de pessoas para as gerações mais antigas ensinando-os sobre a nova linguagem e tecnologia por meio de palestras, para que assim, eles fiquem mais atualizados e consigam se adequar à nova sociedade.