A QUESTÃO DO AUMENTO DE CASOS DE SUICÍDIO NO BRASIL
A Constituição federal, promulgada em 1988, garante a todo cidadão brasileiro o direito à educação, à saúde, à segurança, e à moradia. Nessa perspectiva, entretanto, é notório que tal ação legislativa possui seus desvios e não se aplica a toda população. Diante disso, observa-se um crescimento das discussões, principalmente na mídia e redes sociais, a respeito da questão do aumento de casos de suicídio no Brasil. Isso se deve, sobretudo, à depressão e à falta de apoio para as pessoas portadoras da doença. Logo, fatos devem ser analisados e medidas devem ser tomadas para resolver o problema.
Primariamente, é necessário ressaltar que a depressão faz-se um agravante para a problemática. Visto que essa condição mental, origina-se após algum trauma físico ou psicológico causado à vítima em algum momento de sua vida. De maneira análoga a essa realidade, a série norte-americana “Os 13 porquês” retrata os 13 motivos que levaram a jovem Hanna a tirar a própria vida, sendo que o principal deles foi o abuso sexual praticado por seu colega de escola Bryce. Fora das telas, o exposto exemplifica os danos ocasionados pela patologia mental na vida das pessoas. Dessa forma, ações governamentais precisam ser realizadas para sanar a situação.
Outrossim, convém debater que a ausência de suporte para os indivíduos com doenças psíquicas é um empecilho para a resolução do obstáculo. Sob essa óptica, é perceptível que grande parte dos pais dos doentes não tratam o assunto com a seriedade que deveriam, em razão disso, prejudicando suas recuperações. Nesse sentido, Djamila Ribeiro, filósofa brasileira, diz que “É importante ter em mente que para pensar soluções para uma realidade, é necessário tirá-la da invisibilidade”. Nesse contexto, a citação enfatiza que para solucionar um problema é necessário que ele seja conversado. Sob esse prisma, métodos estatais necessitam ser realizados para acabar com esse cenário.
Portanto, diante dos aspectos conflitantes relativos à questão do aumento de casos de suicídios no Brasil é indiscutível a necessidade da realização de ações interventivas. Para tanto, cabe ao governo federal- principal responsável por manter o bem-estar nacional-garantir a qualidade da saúde mental da população. Através de consultas gratuitas a psicólogos, com o propósito de diminuir os casos de morte por suicídio no país. Ademais, é vital que a Mídia- instrumento de grande abrangência- promova comerciais televisivos sobre a valorização da vida. Dessa maneira, frear ainda mais o entrave. Assim, o que está escrito na Carta Magna será posto em prática.