Tema: A desvalorização do turismo brasileiro.
De acordo com a Constituição Federal, um dos princípios do Estado é garantir o desenvolvimento econômico. No entanto, uma das esferas que desenvolve a economia, no caso o turismo brasileiro, é bastante desvalorizado pela sociedade. Logo, percebe-se a configuração de um problema em virtude da influência midiática, como também devido à falta de visibilidade desses locais.
Nesse sentido, é válido destacar como o domínio da mídia afeta na desvalorização do turismo da pátria. Segundo o físico Isaac Newton, toda ação gera uma reação. Sob essa ideia, enquanto os meios de comunicação divulgarem cidades turistas de outros países, mais indivíduos deixarão de visitar os que são presentes no Brasil. Nesse viés, é evidente que o motivo deve-se à população ser, facilmente, influenciada por esses veículos, visto que, cada vez mais, procura o exterior para viajar. Em consequência disso, muitos setores entram em declínio, como a economia da região, já que não há presença de turistas para consumir. Dessa forma, a situação demonstra um quadro social caótico e que precisa ser combatido.
Além disso, a falta de visibilidade colabora para a desvalorização do turismo brasileiro. No filme "O Rio", trama que se passa na cidade do Rio de Janeiro, mostra vários pontos turísticos, como o Cristo Redentor. Nesse contexto, a obra, que ganhou grande visibilidade, divulgou várias partes do país que antes eram desconhecidas por uma parcela. Sob essa ótica, percebe-se que a ausência da divulgação colabora para que mais regiões sejam esquecidas e desconsideradas pelos habitantes. Como consequência, atrações desse setor são descartadas, o que colabora para que a nação perca patrimônios históricos e naturais. Assim, enquanto o quesito mantiver o Brasil permanecerá longe de resolvê-lo.
Portanto, medidas são necessárias para que diminua a desvalorização do turismo brasileiro. Em suma, o Poder Executivo, especificamente o Ministério do Turismo, com a mídia, deve elaborar ações que incentive viagens no território, por meio de investimentos em divulgações - que busquem propagar nos canais de mídia cada ponto turístico no país-, a fim de gerar mudanças, tais como gerar maior valorização e incentivar o comércio local. Desse modo, o governo irá garantir o desenvolvimento econômico em vários lugares, assim como diz na Constituição Federal.