Letramento digital na terceira idade
Com o advento da Revolução Industrial 4.0 e o seu constante avanço, os meios de comunicação tornaram-se cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Conquanto, tal mudança não tem se reverberado com homogenidade na prática quando se observa que uma parcela da população é excluída digitalmente - os idosos. Dessa forma, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro e enumerar as consequências para a vivência em sociedade.
É fundamental pontuar, de início, que após reajustes governamentais a aposentadoria ocorrerá mais tardiamente, sendo assim, a necessidade de se estar incluído. Nesse sentido, a Constituição Federal de 1988 pondera que todos tenham os mesmos direitos, no entanto, a carência de acesso e de habilidade digital impede que os anciões possam com autonomia realizar tarefas básicas do cotidiano, bem como sua manutenção do trabalho, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Portanto, é inadmissível que tais fatores continuem contribuindo na formação de um problema social com dimensões cada vez maiores.
É imprescindível pontuar, também, que são consequências da privação de letramento digital, principalmente, o preconceito e os golpes virtuais. Isso ocorre devido a internet, atualmente, ser o meio de propagação de notícias mais ágil, sendo considerado desinformado quem não a consome. Ademais, os indivíduos de mais idade estão mais propíciosa a cair nas armadilhas virtuais, como os recorrentes golpes acerca de dinheiro e de sequestro, na rede de comunicação Whats App ou também, a propagar as ¨fake news¨. Logo, é inaceitável que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é necessário que o Governo Federal, por intermédio da regulação constitucional, elabore um artigo jurídico que vise a inclusão digital de idosos, de maneira que o Estado ofereça cursos gratuitos para capacitação tecnológica dessa faixa etária - a fim de uma sociedade mais igualitária. Espera-se, assim, que toda a população seja contemplada pelos avanços da nação.