Na obra literária "1984" é retratada a história de uma sociedade distópica, na qual o controle de ideias e informações transmitidas à população é realizado pelo Ministério da Verdade. De forma análoga à ficção, em questão do Brasil, é notória a existência de uma manipulação semelhante, consequência tanto do elevado número de propagandas existentes nos veículos midiáticos, como do mau uso da internet. Depreende-se, então, uma inadmissível inoperância governamental, a qual possibilita uma massificação de ideias errôneas, assim como na obra supracitada.
É imperioso que a educação fornecida às crianças é deveras importante para combater a existência de somente opiniões iguais. Sob esse viés, é lícito referenciar a música "Another Brick In The Wall", do grupo Pink Floyd, a qual faz um comentário negativo aos sistemas de ensino. Tal comentário é fundamentado na ausência do estímulo ao pensamento crítico dos jovens, o que contribui para o surgimento de cidadãos com dificuldade para reflexão. Dessa forma, se as crianças forem instigadas, desde cedo, a questionarem as situações as quais ocorrem ao seu redor, esse exercício de tornará automático na vida adulta e, por conseguinte, dificultará a "robotização" das ideias e formas de pensar.
Além disso, o uso inadequado das mídias é prejudicial ao bem-estar de toda a sociedade. Segundo o portal de notícias "G1", as "fake news" - ou notícias falsas, na forma traduzida - ocorrem quando existe, unicamente, o compartilhamento de determinada informação, sem averiguar sua veracidade. Sob essa mesma análise, conforme veículado pelo noticiário no decorrer do ano de 2021, as "fake news" sobre efeitos colaterais das vacinas contra o Covid - 19, dificultaram de forma preocupante o processo de imunização de toda a população. Desse modo, é percebível que se utilizado de forma incorreta, o advento do acesso a internet por grande parte dos brasileiros perde seu caráter transformador.
Portanto, ao analisar-se as consequências acarretadas pela ausência estatal nos meios de comunicação é fulcral que o Ministério da Educação - responsável pelo acesso igualitário à educação - promova atividades que estímulem o pensamento crítico de crianças e adolescentes, por meio de palestras e eventos nas instituições de ensino, com o intuito de aumentar o número de cidadãos conscientes de suas ideias. Ademais, cabe ao Poder Legislativo - responsável pela legislação do país - diminuir a veículação das "fake news", por intermédio da criação de leis mais rígidas sobre comportamento na internet, para que se reduzam os impactos causados pelas notícias falsas na sociedade. Feito isso, o Brasil caminhará para mais próximo de "quebrar o muro" da padronização, conforme a música da banda britânica.