Desafios para a construção de um Brasil sustentável
O documentário nacional "Ilha das Flores", retrata a realidade vivenciada nos lixões a céu aberto do Brasil, sendo configurado como um desafio para a construção de um país sustentável. Fora da ficção, Tam problemática se torna um desafio recorrente, permeado por práticas consumistas que utilizam recursos de forma irracional, além da falta de campanhas de reciclagem objetivando o consumo consciente.
A princípio, novas práticas de consumo baseado no pensamento do empresário Steve Jobs, de que a tecnologia move o mundo, é estimulado por novos produtos que a sociedade julga como necessário, reforçando o status social, em que os indivíduos buscam aprovação pela materialidade. Portanto, tais medidas estimulam o uso de recursos de forma irracional, dificultando um país com práticas sustentáveis.
Em segunda análise, é de grande importância o reaproveitamento de produtos. Na Cúpula da Terra, reunião realizada no Rio de Janeiro, foi definido os "3R", política ambiental pautada na redução, reutilização e reciclagem de materiais, objetivando ações que visem à diminuição de resíduos. Sendo assim, tais práticas reduzirá os danos ambientais estimulados pela geração desenfreada de lixo.
Infere-se, portanto, a necessidade de ação imediata do Ministério do Meio Ambiente em promover campanhas de conscientização sobre práticas de sustentabilidade e seus impactos, através de campanhas midiáticas em meios de comunicação como internet e TV, objetivando a consciência ambiental pela sociedade. Logo, as problemáticas serão solucionadas, diferentemente do cenário observado na obra "Ilha das Flores".