Tema: O Aumento do Trabalho Informal no Brasil
O Artigo 6° da Constituição Federal Brasileira assegura o trabalho como um direito social, necessário para sobrevivência no mundo. No entanto, os empregos informais, ou seja, sem nenhum vínculo empregatício através da CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) tem aumentado muito no Brasil, devido a ausência de conhecimento acerca dar normas trabalhistas e em resposta a crise econômica presente.
O seriado "Todo Mundo Odeia o Chris" relata a história de um homem chamado Perigo, que trabalhava sem seguir uma jornada regular, assim sendo a realidade de grande parcela da população a qual possui pequenos comércios e são também vendedores ambulantes, e adotam esse sistema em consequências das dificuldades financeiras enfrentadas, por conseguinte torna-se uma maneira de evitar fome e dívidas.
Ademais, por volta de 1940 durante o governo de Getúlio Vargas criou-se a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas - com objetivo de garantir os serviços regulamentados como acesso a férias, abono pecuniário, décimo terceiro dentro outros benefícios. Outrossim, apesar da existência da legislação mencionado muitos cidadãos não utilizam carteira assinada e tampouco possuem conhecimento a respeito de seus privilégios.
Infere-se, portanto, ao analisar o cenário encontrado a necessidade de intervenções e cabe ao Ministério do Trabalho por meio de verbas governamentais auxiliar e dar apoio financeiramente aqueles que enfrentam graves impasses neste setor e ainda reconhecer e ter garantia legalmente das permissões do trabalho informal, tendo em vista que são recursos em prol de ajudar familiares, e ainda disseminar pelas mídias sociais propagandas sobre as leis que regem os empregos para maior conhecimento dos trabalhadores. Dessa maneira, diminuir as disparidades socioeconômicas e tornar o trabalho mais justo, sendo acessado pelos indivíduos, como expresso na Constituição de 1988.