TEMA: FATORES QUE AMPLIAM A PROBLEMÁTICA DA QUESTÃO DA MOBILIDADE URBANA NO BRASIL
No livro ‘’O cidadão de papel’’, do autor Gilberto Dimesntein, é afirmado que para se consolidar uma sociedade justa e igualitária deve-se garantir os direitos e deveres fundamentais dos cidadãos. Indo contra essa obra, no tocante a mobilidade urbana, é nítido o sofrimento do povo por não ter esse direito garantido plenamente e o Estado que não dá a devida importância a essa temática. Dessa forma, esse problema precisa ser profundamente dissertado.
A princípio, é fato que a mobilidade urbana é um problema, e, enquanto não tiver alterações nesse quadro, os cidadãos serão afetados. Isso é confirmado pelo caos que muitos trabalhadores passam todos os dias ao usar o transporte público que vive superlotado e atrasando, como os casos veiculados na tv quase que mensalmente sobre esse tema. Tal fato termina por ratificar um juízo do filósofo Sócrates, de que “os erros são consequência da ignorância humana’’, no caso, o péssimo serviço prestado por empresas privadas que têm concessão para fazer o transporte público que custa tão caro aos usuários.
Além disso, a falta de políticas públicas mais eficazes que visem mitigar o problema da mobilidade urbana fere a Constituição Federal que há 32 promete no seu artigo 10 o direito à cidadania. Dessarte, o Estado não atuou eficientemente para cumprir com esse preceito, pois os investimentos nessa área foram insuficientes para seguir o crescimento das cidades, influenciando diretamente em vias urbanas ineficazes para a fluidez do trânsito agravada pelo inchaço citadino. Consequentemente, o país outrora idealizado, na Carta Magma de 1988, ficou bem diferente do Brasil atual.
Portanto, medidas enérgicas precisam ser tomadas para mitigar a problemática exposta. Nessa perspectiva, cabe à União, agente garantidor de direitos, por meio de amplo projeto nas áreas de fiscalização das concessionárias de transporte público, exigindo cumprimento de horários, carros novos com limite máximo de passageiros, e modernização da infraestrutura rodoviária urbana, a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e suprimir esse problema nacional. Assim, o Brasil será uma nação que não destoa recomendações da obra de ‘’Dimesntein’’ e cumpre com suas leis vigentes.