MORADORES DE RUA EM QUESTÃO NO BRASIL
A Constituição Brasileira vigente garante o direito a moradia e qualidade de vida a toda população. Entretanto, na prática, tal prerrogativa não é efetivamente cumprida, trazendo a tona a questão dos moradores de rua no país. Sendo assim, é imperiosa a análise dos fatores que corroboram com a problemática e meios de combate-los.
Primeiramente, deve-se ressaltar as péssimas condições de vida das pessoas em situação de rua, tendo em vista que diariamente estão sujeitas a doenças decorrentes da falta de saneamento e privações de higiene, além de outros perigos. Segundo o filosofo Immanuel Kant, “Cada coisa tem seu valor, o ser humano, no entanto, tem dignidade”, evidenciando a importância de ofertar as condições básicas de existência a essaspessoas. Logo, é preciso ações governamentais que garantam esses direitos.
Somado a isso, é lícito postular o abandono e exclusão sofridos pelos sem teto, seja pelo estado ou pelo resto da população, pois para a maioria são taxados como invisíveis e ignorados. Tal situação é exemplificada no cinema com o filme “Viver sem endereço”, onde é mostrado a solidão de quem vive na rua. Dessa forma, é necessário que os deem voz, os integrandona sociedade novamente.
Sobre essa ótica, urge a tomada de medidas que diminuam as dificuldades dos moradores de rua, cabendo ao Governo Federal o direcionamento de verbas públicas para a criação de projetos de moradia para quem precisa, a fim de devolver o mínimo de dignidade para essas pessoas. Além disso, cabe à mídia, grande formadora de opinião, a disseminação de publicidades que conscientizem a população da importância de dar voz a quem é silenciado diariamente, os incitando a vê-los como alguém que também é parte importante da sociedade, independente de terem ou não um lar.