A “entropia” é um termo científico explorado tanto na área da “Física” quanto da “Química” a fim de demonstrar que o comportamento de um sistema tende à desordem natural, e consequentemente, a permanência da ordem demanda maior energia e esforço. Associando a lógica das “Ciências” à conjuntura social brasileira, nota-se que a sociedade atual - sendo também um sistema - demanda atenção máxima a todas as problemáticas que venham a ter como consequência sua desestruturação, sendo uma delas a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet. Dessa forma, faz-se necessário analisar os frutos dessa disfunção, a citar, a invasão da privacidade e perda de liberdade, no sentido de recuperar tais princípios socias fundamentais.
Primordialmente, é imprescindível destacar a agressão à privacidade como um dos deploráveis efeitos do manejamento dos dados on-line. Sob tal ótica, afirmou Hannah Arendt, filósofa alemã contemporânea, a civilização é o avanço de uma sociedade em direção à privacidade. Entretanto, essa perspectiva, a qual valoriza a importância dos limites da vida privada, não é efetivada no Brasil, visto que o histórico de dados traçado na internet são usados contra a permissão dos usuários, logo, não condiz com a moral da notoriedade ao caráter individual do cidadão. Dessa forma, as redes de interesses do ciberespaço tornam-se um reflexo da vida pública em sociedade, logo, cria-se um reflexo social antidemocrático, pois, não se leva em conta os desejos pessoais da população. Assim, percebe-se que o impacto resultante deve ser desbancado.
Nota-se, outrossim, que o desrespeito à liberdade é outra resultante do controle de dados dos indivíduos na internet. Nesse aspecto, nota-se descumprimento a esse princípio social através do controle de dados pessoais on-line, usados com a finalidade de manipular a vontade da população, e assim, motivar o lucro e o manejamento do interesse público. Desse modo, como é mencionado por Edmund Burke, filósofo britânico, não existe liberdade sem moralidade, sendo assim, não é possível garantir tal princípio se os dados dos usuários são manipulados de forma imoral. Com efeito, a área virtual assemelha-se com a realidade, e os indivíduos deixam de gozar de seu direito à liberdade. Nesse cenário, faz-se necessário expor o efeito impactante à ordem social, e dessa maneira ser mitigado.
Portanto, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação deve assegurar a privacidade e a liberdade da população brasileira ao navegar na internet, por meio do reforço burocrático na área de segurança de empresas tecnológicas, afim de demonstrar a preocupação com o manuseamento os dados, e assim, promover a navegação segura. Somado a isso, O Ministério da Educação pode dirimir os efeitos manipulação na internet, através de campanhas e debates nas escolas que promovam a conscientização do jovem no meio virtual, com a finalidade de formar estudantes cientes de sua liberdade online, mas ao mesmo tempo assegurados de sua privacidade. Com essas medidas, o termo “entropia” ficará destinado exclusivamente à análise de físicos e químicos, retirando-se da preocupação social.