Tema: "Consequências da busca por padrões da beleza idealizados".
John Locke, filósofo inglês, destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população. De maneira análoga a isso, as consequências da busca por padrões de beleza idealizados. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: os transtornos alimentares e a comparação social.
Em primeira análise, evidencia-se os transtornos alimentares. Sob essa ótica, os principais transtornos são a bulimia e anorexia nervosas, as pessoas adquirem em busca da "beleza" inatingível. Dessa forma, regimes alimentares extremamente rigorosos e agressivos são feitos, esquecendo totalmente sua autoimagem corporal.
Além disso, é notório a comparação social. Desse modo, " Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco sociedade muda" Paulo Freire. Consoante a isso, a sociedade "impõe" um corpo de modelo aprecíavel e quem não tem vive lutando para eculpir o corpo perfeito e se aproximar do padrão.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham amenizar consequências da busca por padrão de beleza idealizados. Dessa maneira, cabe ao Governo Federal em parceiria com o Ministério da Educação, fazer projetos nas escolas, por meio de ajuda dos psicológos, a fim de que desde criança a pessoa entenda que cada um tem sua beleza. Somente assim, destaca que é dever do Estado assegurar os direitos e o bem-estar da população, John Locke.