Tema: Discurso de Ódio nas Redes Sociais.
A narrativa do livro “This Perfect Day”, de Ira Levin, retrata uma sociedade utópica, na qual os cidadãos vivem isentos de dilemas e conflitos sociais. No entanto, a narrativa permanece no âmbito fictício, pois o discurso de ódio nas redes sociais é um problema a ser solucionado no Brasil. Dessa forma, para reversão da problemática, faz-se imperiosa a análise das causas: a falta de empatia e educação deficitária.
Em primeira análise, é evidente como a empatia não habita o âmbito digital, este meio propicia a propagação de ódio gratuito, pois os indivíduos se escondem por trás de um ícone em uma rede social para disseminar seus preconceitos a um determinado grupo. De acordo com a Central Nacional de Crimes Cibernéticos, de 2006 a 2017 foram recebidas, aproximadamente, 4 milhões de denúncias.
Além disso, é notório como a intolerância disseminada por alguns indivíduos é fruto de uma educação deficitária. Desse modo, Pitágoras, filósofo grego, afirmava “eduquem as crianças e não será necessário punir os homens”. A educação é uma arma poderosa, com ela é possível evitar concepções arcaicas e intolerantes, com educação a vida em sociedade será mais harmoniosa.
Sendo assim, faz-se necessária a adoção de medidas que venham amenizar o discurso de ódio nas redes sociais. Portanto, cabe ao Ministério da Justiça propor ao Congresso maiores investimentos na educação social e comportamental, assim menos pensamentos intolerantes serão desenvolvidos e, consequentemente, menos punições serão aplicadas. Somente assim, o corpo social se aproximará da narrativa descrita por Ira Levin.