O ressurgimento de doenças erradicadas no Brasil.
A série norte-americana "Grey's Anatomy", retrata o cotidiano de um hospital fictício, quando ressurgiu uma doença já erradicada, trouxe inúmeros prejuízos para o hospital e para as pessoas. Fora das telas, é fato que essa realidade vivenciada pode ser associada ao mundo contemporâneo do século XXI. Nesse contexto, gradativamente, o desconhecimento da população sobre as formas de prevenção e a falta de estrutura para combater essas doenças corroboram para um país com grandes chances de ressurgirem esses males.
Em primeira análise, é importante ressaltar que, diante desse cenário, a sociedade não tem conhecimento sobre a importância de se prevenir dessas enfermidades. No início do século XX, houve no território brasileiro uma revolta na população, em que a maioria não queria se vacinar, tornando o Brasil um ambiente mais propício para a circulação da doença que era alvo daquele período. Assim, infelizmente, é possível perceber que já se presenciou diversos momentos para conter doenças e que, desse modo, mesmo com a sociedade que não opta pela vacinação, pode chegar a ter epidemias e surtos.
Por conseguinte, a escassez de estrutura para combater essas enfermidades compromete diretamente na vivência dos indivíduos. Conforme a Constituição Federal de 1988, a saúde é direito de todos e deve ser garantida por intermédio do Estado mediante políticas públicas e sociais que visem à redução do risco de doença. Desse modo, lamentavelmente, esse cenário não ocorre no Brasil, visto que as pessoas têm seus direitos violados, com hospitais desqualificados e desestruturados, precárias formas de tratamento e prevenção, como a vacinação desregulada, gerando assim, consequentemente, uma vida injusta e desigual.
É evidente, portanto, que medidas são necessárias para amenizar tal quadro atual. Urge que o Governo Federal, por meio do aumento de verbas, com destino à área da saúde, invista mais em vacinas e em campanhas de conscientização, detalhando a importância de ter os cidadãos brasileiros saudáveis, para que todos vivam justamente, com acesso a melhores condições de se prevenir de enfermidades. Somente assim, será possível fazer com que as doenças erradicadas não reapareçam e não tragam impactos como ocorreu na série “Grey’s Anatomy”.