Tema Consequências da nomofobia no contexto mundial contemporâneo.
Na obra "Triste Fim De Policarpo Quaresma", escrita por Lima Barreto, relata que o Major Quaresma, admirador das riquezas oriundas brasileira, acreditava que se superado, o Brasil alcançaria o patamar de nação desenvolvida. No entanto, ao observar as consequências da nomofobia no contexto mundial contempôraneo, percebe-se que esses desafios não foram superados, já que a carência informacional e a negligência familiar persistem.
Nessa linha de racicíonio, é primordial destacar a inadvertência de informações que favorece a perspectiva negativa da temática. Sob essa ótica, é indiscutível a divulgação de informações para que jovens e adultos obtenham o conhecimento sobre a nomofobia e seus sintomas- sendo eles o desconforto ou a aungústia ao não uso dos aparelhos- uma vez que, milhares de pessoas que utilizam de aparelhos móveis podem estar sendo expostos aos indícios dessa fobia. Dessa maneira, é viável que grande parte do corpo docente do governo disponibilize dados para a sociedade.
Além disso, a imprudência familiar apresenta-se como outro obstáculo da adversidade. Sob essa perspectiva, é lícito que parentes fiquem atentos com relação ao uso dos dispositivos móveis, visto que, em um grupo de centenas de pessoas, 80 delas usam abusivamente celulares-cerca de 3 ou 4 horas por dia- com isso a família deve gerenciar o tempo, além do que é visto, para não acarretar em ansiedade, desconforto ou depressão nas vitímas. Dessa forma, é essencial a formação de grupos com profissionais capacitados para apoiar e dar assistência aos familiares.
Portanto, diante dos aspectos conflitantes relativo as consequências da nomofobia no contexto mundial contempôraneo, é imprescíndivel a realização de ações interventivas. Para tanto, cabe ao Governo Federal- principal órgão responsável pela ordem pública e a segurança nacional- realizar um aumento percentual nos investimentos de dados e grupos de apoio, por meio de uma alteração na Lei de Diretrizes Orçamentais, a fim de minimizar os casos de nomofobia. Assim, haverá um âmbito social mais justo.