Na música "GoGo", o grupo sul-coreano BTS aborda a irresponsabilidade da população jovem acerca do tratamento do capital e o endividamento massivo. Nesse contexto, percebe-se que, uma vez que o mundo contemporâneo é majoritariamente capitalista, essa realidade provém do estímulo à um ciclo de consumo compulsório. Assim como pautado na canção, a alienação monetária é um fenômeno recorrente na sociedade brasileira, fato que poderia ser evitado com uma educação financeira de qualidade.
Inegavelmente, o dinheiro está ligado a todos os âmbitos de um corpo social. Sob essa perspectiva, vê-se que o ensino monetário é fundamental e cabe ao Estado fornecê-lo, logo, tal afirmação é consoante à teoria contratualista de John Locke. De acordo com o filósofo inglês, imcumbe ao poder público garantir que todo indivíduo tenha acesso à educação de qualidade, tendo em vista o dever da escola de promover a construção do jovem cidadão, e, nesse caso, a preparação para lidar com as questões econômicas da vida adulta.
Outrossim, é necessário apontar que qualquer sistema econômico está sujeito a entrar em crise. Os contratempos causados pela pandemia da COVID-19, por exemplo, deixaram grande parte da população brasileira apreensiva com a situação pecuniária, dado que muitos não possuiam reservas para emergências. Diferindo-se dos demais, a empresária brasileira Luiza Trajano, fundadora da rede Magazine Luiza, afirmou que poderia enfrentar os empecilhos causados pela pandemia por anos sem ter prejuízo. Dessa forma, Luiza evidenciou a importância do bom entendimento de finanças.
Portanto, com o objetivo de cumprir a teoria de John Locke e evitar que a população aja como descrito em "GoGo", faz-se imprescindível que medidas sejam tomadas. Para isso, urge que o Ministério da Educação - órgão responsável por administrar o sistema educacional brasileiro - inclua a Educação Financeira como disciplina obrigatória na grade curricular a fim de que as escolas estimulem o aprendizado por meio atividades como palestras e simulações com bancos. Dessa forma, as próximas gerações entenderão a relevância desse conhecimento e estarão preparadas para lidar com o cenário econômico da mesma maneira que Luiza Trajano o fez.