ENTRAVES À PROMOÇÃO DA LEITURA NA INFÂNCIA BRASILEIRA
Segundo o educador Paulo Freire, a educação é a peça fundamental para a promoção das transformações sociais. Essa compreensão vai ao encontro de inúmeros assuntos, dentre eles, os entraves à promoção da leitura na infância brasileira, já que se trata de um problema educacional pertinente no país. Dessa forma, a influência tecnológica, assim como a falta de incentivo à leitura, são aspectos a serem considerados na discussão da temática.
Em face dessa compreensão inicial, o uso prematuro da internet pelas crianças é um dos fatores que prejudicam a iniciativa de ler um livro. Acerca disso, o cientista Albert Einstein temia que um dia a tecnologia pudesse ultrapassar a humanidade e, de certa forma, é algo que está cada dia mais evidenciado no país. A título de exemplo, é notável o crescimento do público infantil em plataformas de vídeo, como o YouTube, em que o canal direcionado às crianças, do Lucas Neto, por exemplo, possui mais de vinte milhões de inscritos. Logo, ignorar o impacto da internet no cotidiano dos mais jovens é negligenciar uma perspectiva a ser questionada.
Outrossim, a falta de estímulo à prática da leitura ainda criança é uma atitude preocupante na resolução da problemática. Nesse sentido, o filósofo alemão Schopenhauer afirma que os limites da visão de um indivíduo determinam seu entendimento de mundo. À vista disso, nessa etapa inicial da vida, a família e a escola são extremamente importantes para moldar a criança a adquirir o costume de ler e atribuir esse ato a sua rotina, já que ela ainda não possui uma consciência crítica bem desenvolvida para ter a ciência dos benefícios imprescindíveis da leitura, como o desenvolvimento da imaginação e do senso crítico. Assim, vê-se que é necessário adotar medidas para alterar esse quadro.
Destarte, o Ministério da Educação, por meio de parcerias entre Estado e instituições de iniciativa privada, deve investir em ações educativas, com o objetivo de enfatizar a importância da leitura e de incentivar a população a adotar essa prática em casa. Essas ações devem ser realizadas em escolas, já na educação básica, por intermédio de distribuição de material didático a aulas voltadas a discussões, tanto sobre livros clássicos quanto de livros contemporâneos, de acordo com a faixa etária, para influenciar os alunos a lerem e a se interessarem pelas obras. Com isso, será possível observar mudanças significativas na construção de um país que valorize a leitura em sua essência.