"Tema: A Importância da música na educação infantil"
Na obra "Utopia", do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e adversidades. Fora da ficção, no entanto, os brasileiros vivem o oposto daquilo que o autor propõe, haja vista a desvalorização da música na educação infantil, apesar de sua importância. Esse cenário antagônico é devido tanto as falhas no ensino, quanto a alienação social acerca da problemática.
Sob esse viés, é fulcral discutir a influência do sistema educacional vigente no que se refere a não evidenciação da relevância da música na aprendizagem de crianças. De acordo com a professora Vera Maria Candau, o conceito de escola no Brasil ainda está preso nos moldes do século XX. Consoante à lógica, as instituições escolares estão presas ao ensino técnico e em matérias que desestimulam os alunos criativamente,por exemplo com o uso da música- que poderia facilitar a aproximação entre estudantes e professores e até mesmo a concentração de crianças mais desatentas. Por conseguinte, a educação do país não é capaz de se adaptar à modernidade e tampouco ajuda na aprendizagem rápida da população infantil.
Ademais, a desinformação social também impede esse público de ser educado através de músicas. Isso porque esse potencial de uma educação na qual agradasse aos estudantes- por meio da promoção de uma bagagem cultural e benefícios a memória de uma forma divertida- ainda é pouco discutida e evidenciada. Dessa maneira, os pais e responsáveis da parcela social infantil agem como se a forma de expressão artística supracitada fosse apenas entretenimento e acabam não promovendo essa aproximação na rotina dos jovens.
Por fim, é imperioso que o Ministério da Educação realize a implementação da música nas escolas que atendem crianças como ferramenta de ensino, por meio da mudança na Base Comum Curricular (BNCC)- incluindo aulas e qualificação dos professores- com o objetivo de demonstrar a sociedade o poder da música ao facilitar o ensino infantil. Assim, gradualmente, o Brasil se aproximará da nação perfeita idealizada pelo autor Thomas More em sua obra "Utopia".