Mobilidade urbana: desafios no ir e vir nas cidades brasileiras
Durante a Ditadura Militar, momento de autoritarismo no governo brasileiro, houve a construção de várias rodovias, com o intuito de que o país fosse mais integrado, facilitando a movimentação interna. Atualmente, no entanto, a mobilidade prevista na construção das rodovias não é uma realidade, uma vez que, o inchaço populacional torna as vias públicas de difícil locomoção. Desse modo, corroboram para a manutenção da problemática, a rápida urbanização e o modo de vida acelerado dos indivíduos.
Em primeira análise, infere-se que o modo desordenado de organização das cidades enfatiza o problema. Nesse sentido, é válido retomar o contexto da Revolução Industrial, momento de intenso êxodo rural, onde as cidades passaram a ser mais populosas, e se tornou necessária a dinâmica de mobilidade no espaço urbano. Contudo, o espaço brasileiro passou pela industrialização de modo acelerado, causando um inchaço populacional e dificuldades no ir e vir nas cidades, uma vez que esse meio é desorganizado.
Em segunda análise, é perceptível que o cotidiano apressado dos brasileiros age de forma a agravar o impasse. Partindo disso, destaca-se o filósofo alemão Karl Marx, que, em sua obra "O Capital", destaca que o modo capitalista de produção aliena o indivíduo, tornando o processo de produção mecânico e acelerando a jornada diária do trabalhador. Nessa perspectiva, pode-se afirmar que o cidadão brasileiro, numa sociedade voltada para o lucro, tem necessidade de rapidez no seu deslocamento dentro das cidades, causando problemas de locomoção, como engarrafamento e brigas de trânsito.
Logo, são necessárias medidas para combater a problemática. A priori, o Ministério da Infraestrutura - órgão responsável pela organização do espaço físico nacional -, deve criar meios para locomoção de pessoas nos espaços públicos lotados, por meio da construção de rodovias e calçamento de ruas baldias, a fim de que a movimentação ocorra de maneira fluida. Concomitantemente, as prefeituras municipais - como menor unidade administrativa nacional -, devem conscientizar a população a respeito das normas de trânsito, por meio de campanhas publicitárias, a fim de que os cidadãos estejam aptos a se locomoverem com segurança, de modo paciente, evitando acidentes. Dessa forma, a população irá usufruir das vias públicas de modo eficiente, gerando integração no país.