DESAFIOS NO USO CONSCIENTE DA ÁGUA
Com a Revolução Industrial, a sociedade sofreu inúmeras mudanças, impactando diretamente a natureza e seus recursos. Atualmente, vem ocorrendo um aumento exorbitante da exploração hídrica, trazendo à tona os desafios do uso consciente da água. Sendo assim, faz-se imperiosa a análise dos fatores que corroboram com essa problemática e meios de ameniza-los.
Primeiramente, deve-se ressaltar a falta de informação disponível sobre sustentabilidade, o que leva a população a usar a água de forma irresponsável. Tal prerrogativa é exemplificada na TV com o documentário “A lei da água”, onde é retratado o uso indiscriminado dos recursos naturais por meio da população, evidenciando a necessidade da disseminação de conhecimento sobre preservação ambiental. Logo, é preciso que a mídia ajude com a criação de campanhas sobre o assunto.
Somado a isso, é lícito postular a negligência empresarial no uso da água, tendo em vista que, elas usam a maior parte da reserva hídrica do país, sem pensar em meios sustentáveis, visando apenas o lucro. Segundo pesquisas do G1, a indústria têxtil consome anualmente 93 trilhões de litros de água, confirmando sua falta de manejo ambiental. Dessa forma, é necessário, ações governamentais que fiscalizem esse uso indiscriminado.
Sobre essa ótica, urge a tomada de medidas que minimizem os desafios no uso consciente da água, cabendo ao Ministério do Meio Ambiente a criação de mais delegacias de crimes ambientais, para que assim todas as regiões do país contem com a fiscalização do uso dos recursos hídricos pelas indústrias, visando diminuir o total consumido anualmente. Além disso, cabe à mídia, grande formadora de opinião, a disseminação de informações para a população sobre ações cotidianas que auxiliam a natureza, de forma a minimizar seus impactos no dia a dia.