Impacto da tecnologia na vida das pessoas
Com o advento da Revolução Técnico-Científico-Informacional, o mundo passou a conhecer o conceito de globalização na prática, através da transmissão de informações na internet. Assim, as invenções começaram a estar fortemente presentes no dia a dia dos cidadãos. Logo, cada pessoa passou a ter um telefone celular ou computador, aparelhos que se tornaram indispensáveis. Diante disso, é imprescindível debater acerca do impacto da tecnologia na vida dos brasileiros.
Em primeiro lugar, o corpo social criou uma relação de dependência com os dispositivos modernos. Nesse sentido, a frase proferida pelo filósofo Richard Rorty, "A falta de maleabilidade do homem está tornando-o um animal irracional e cruel ", faz alusão ao comportamento dos cidadãos, os quais utilizam a tecnologia em toda a sua rotina, não tendo uma alternativa reserva para recorrer. Dessa maneira, devido os aparelhos fazerem tudo para os indivíduos, perdeu-se hábitos antigos, como o da escrita. Consequentemente, criou-se o conceito de "emburrecimento das novas gerações", já que os humanos se tornaram reféns da máquina, não aprimorando suas habilidades.
Ademais, as crianças já nascem tendo grande interferência dos aparelhos tecnológicos. Nesse contexto, no documentário "O Dilema das Redes", é relatado como as criações modernas apresentam grande influência no comportamento dos cidadãos, principalmente dos menores, sendo muitas vezes negativo esse contato. Isso ocorre, pois os celulares são muito utilizados pelos pais como forma de distração, para conseguir maximizar o tempo. Com isso, os infantes são submetidos a recreações que não desenvolvem o intelecto e a mente desses seres, criando apenas uma relação de necessidade. Dessa forma, por não terem amadurecimento, esse inicialmente divertimento cria indivíduos mimados, que utilizam de choro e reina para conseguir as coisas.
Fica evidente, por conseguinte, a necessidade de medidas que instruam a população sobre as vantagens e desvantagens da tecnologia. Portanto, o Ministério da Comunicação deve promover mudanças, por meio de um projeto de lei entregue à Câmara de Deputados. Posto isso, neste é preciso constar a criação de campanhas governamentais, compartilhadas nas redes sociais e em propagandas televisivas, avisando os brasileiros da importância de utilizar os aparelhos de forma inteligente e agregadora, sendo que, usada incorretamente, pode causar prejuízos para o desenvolvimento social. Também, as escolas devem apresentar palestras, com profissionais da psicologia, alertando os pais sobre os perigos envolvidos no crescimento infantil atrelado aos celulares, mostrando como isso é ruim para sua criação e que é preciso incentivar os menores a brincarem fora de casa, tendo maior contato com a natureza.