Tema : inclusão dos grupos minoritários
A Declaração Universal dos Direitos Humanos defende a manutenção do respeito entre os povos de uma nação. Entretanto, no cenário brasileiro atual, nota-se que grupos de pessoas considerados minoritários estão sendo desrespeitados pela maioria da população ao serem excluídos da vida em sociedade. Dessa forma, nota-se a consolidação de um grave problema de caráter social, que ocorre em virtude da sensação de superioridade e lenta mudança na mentalidade social.
Primeiramente, é relevante abordar sobre a sensação de superioridade, fator determinante para a permanência desse problema no Brasil. Conforme a Teoria Eugênia, utilizada como base do nazismo, o controle social ocorre por meio da seleção de aspectos considerados melhores. Seguindo esse ponto de vista, haveria seres humanos superiores a depender de suas características. Destarte, a realidade brasileira sofre influência desse pensamento, pois são muitas as pessoas que excluem outras pertencentes a grupos minoritários, oriundos principalmente de etnias diferentes, usando o argumento que são superiores a esses indivíduos. Dessa forma, os conjuntos de pessoas minoritárias são cada vez mais colocadas à margem da sociedade.
Ademais, vale salientar, em segundo plano, sobre a lenta mudança na mentalidade social. Conforme Durkheim , o fato social é a maneira coletiva de pensar. De acordo com essa análise, constata-se que a não inclusão dos grupos minoritários na sociedade é um processo fortemente influenciado pelo pensamento coletivo. Sendo assim, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social que minimize e excluam pessoas diferentes de si , a tendência é adotar esse mesmo comportamento. Desse modo, esse fator faz com que tal situação seja cada vez mais difícil de resolver.
Portanto, mediante a problemática exposta, é imprescindível que medidas sejam tomadas. Sendo assim, cabe ao Governo Federal, principal responsável por assegurar os direitos a toda a população nacional, criar um projeto que vise extinguir o preconceito contra grupos minoritários e assim inseri-los na sociedade. Esse projeto deve propor a realização de palestras nas escolas voltadas, principalmente, para a educação infantil, pois estes são mais fáceis de serem moldados, reunindo-os com o intuito de explicar que todos os seres humanos são iguais, não havendo grupos superiores a outros e, por conta disso, todos devem estarem incluídos no meio. Assim, com essas ações espera-se que o empecilho supracitado seja minimizado.