Tema:a persistência do trabalho escravo no Brasil
A Declaração Universal dos Direitos Humanos -promulgada em 1948-garante aos indivíduos a igualdade e a liberdade. Em contrapartida,na contemporaneidade , há um número significativo de escravidão no Brasil,ferindo os direitos básicos da sobrevivência social e humana. Desse modo,torna-se imprescindível analisar e postular as principais causas do panorama supracitado,a saber:a negligência estatal e o desconhecimento dos direitos e leis populacional.
Em primeira análise,é válido ressaltar que a negligência do governo é um sustentáculo na persistência do trabalho escravo. Sob tal ótica,evidencia-se a falta de supervisão e legalização trabalhistas por parte do governo,que não disponibiliza verbas para criação de grupos fiscalizadores na prestação de serviços rurais e urbanos,gerando como subproduto, exploração dos indivíduos. Nessa perspectiva,destaca-se o pensamento do sociólogo Nicolau Maquieval,o qual infere o papel do governo de prever a população com seus direitos. Assim,tal panorama negativo impede o progresso da sociedade.
Ademais,o desconhecimento dos direitos e leis dos indivíduos favorece o surgimento do problema hodierno em questão.Recorrente à isso,explicita-se o pensamento do professor Francis Bacon,que exalta a educação como uma forma de poder,dessa forma,os cidadãos que não obtém conhecimentos de seus direitos tem seus direitos excluídos, vivendo em condições ruins, e até mesmo prestando serviços em troca de direitos básicos e fundamentais à sobrevivência humana. Além disso,a insensibilidade dos impostores da escravidão gera normalidade perante casos extremos,fato justificado pelo filósofo iluminista como segueira moral, tratamento aos indivíduos com insensibilidade e, como consequência,o trabalho escravo.
Em suma, a persistência do trabalho escravo fere as primícias das condições da vida humana.Dessa forma,torna-se urgente a ação do governo -grande responsável pela garantia dos direitos dos cidadãos-, legalizar os trabalhos por meio fiscalizações em grupos,com o intuito da igualdade trabalhista. No mais,faz-se imprescindível a atuação da mídia-influenciadora digital-,criar publicação de conscientização dos direitos da cidadania. Assim, a persistência do trabalho escravo sanar-se-á e os Dreitos Humanos será cumprido devidamente.