Tema: "O uso da tecnologia no combate à criminalidade"
Na obra "Utopia", do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e adversidades. Conquanto, fora da ficção observa-se o oposto daquilo que o autor propõe, haja vista a desvalorização da tecnologia no combate à criminalidade no Brasil. Esse cenário antagônico é fruto tanto da ineficácia governamental, quanto da desinformação acerca do uso desses mecanismos de segurança.
Sob esse viés, faz-se necessário apontar a falta de políticas públicas que visem ampliar o uso de tecnologias para combater o crime. Isso porque enquanto ações criminosas estão se disseminando para o meio virtual, como golpes e trotes, os utensílios de segurança em delegacias e órgãos de proteção à população ainda são ultrapassados. Por conseguinte, a precária infraeestrutura disponibilizada pelo Estado se configura, pois, com um fator que contribui para o rompimento do artigo 6º da Constituição Federal de 1988- que institui o direito à segurança nacional para todos os cidadãos.
Ademais, a não informatização sobre a utilização dessas tecnologias, as quais são de extrema relevância para que o crime seja combatido de modo ágil no país, é um empecilho. Tal espectro é devido a desqualificação dos profissionais da área de defesa pública, que não recebem treinamentos específicos para crimes virtuais e tampouco de como usar ferramentas tecnológicas para erradicar a criminalidade. Dessa forma, a infraeestrutura existente é desperdiçada, já que é usada de forma inadequada e sem preparação.
Por fim, urge que o Ministério da Segurança Pública, por meio de parcerias com empresas privadas de tecnologia, reestruture as ferramentas de combate ao crime em delegacias e instituições responsáveis- de forma a implementar e otimizar o uso de utensílios de última geração,com o fito de impedir que criminosos fiquem impunes. Essa reestruturação deve vir acompanhada, outrossim, da preparação dos profissionais, com a promoção de cursos e palestras. Assim, gradualmente no Brasil, o uso da tecnologia contribuirá no combate à criminalidade.