Maus-tratos aos animais
No filme “EncrenCão”, presente no catálogo da Netflix, o cachorro é jogado na rua por sua família e passa por contratempos nesse período. Infelizmente, o fato retratado na obra está presente no atual contexto nacional, visto que muitos animais são maltratados e até mesmo jogados na rua. Dessa forma, é necessário analisar alternativas que solucionem os principais fatores dos maus-tratos aos animais ainda persistir: o Estado, que é negligente e a mídia, que se mantém inerte diante do problema.
Primeiramente, é coerente afirmar que os impasses para o fim dos maus-tratos aos animais estão ligados, principalmente, à falta de eficácia do Estado. Segundo Nicolau Maquiavel, os governantes devem promover o bem universal com o fito de se manterem no poder. Paralelo a isso, a escassez de projetos estatais que visem mitigar os casos de animais vítimas de maus-tratos contribui fortemente para a continuidade dessa problemática, uma vez que as pessoas que prejudicam esses animais não recebem as devidas punições. Logo, se ainda há um problema no meio social, os responsáveis pelo Estado estão sendo negligentes.
Em uma segunda análise, o maus-tratos animal também está ligado à ausência de postura das empresas de comunicações. Assim como Zygmunt Bauman declarou, “Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”. Perante a isso, a mídia investe em publicações fúteis e deixa de lado questões importantes, como o índice de animais que são vítimas de maus-tratos. Com isso, o público se volta para questões indiferentes ao invés de dar ênfase à situação vivenciada pelos animais.
Por fim, medidas são necessárias para que os casos de animais que sofrem maus-tratos cheguem ao fim. Para isso, o governo adjunto ao Ministério da Educação e ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) devem, por meio de verbas aos órgãos de justiça, promover palestras em escolas e publicidades nos meios de comunicação que conscientizem sobre os maus-tratos animal e divulguem os canais para a realização de denúncias. Por consequência, essas ações conseguirão diminuir o caso de animal maltratados.