O filme "Até que a sorte nos separe" retrata a vida de uma família que lucrou na loteria e foram a falência por decidirem viver na ostentação. Esse cenário de descontrole financeiro se aproxima da realidade brasileira, uma vez que a sociedade brasileira não é educada financeiramente. Esse contexto se dá devido à falta de didática monetária nas escolas e ao mal planejamento orçamentário.
Primeiramente, cabe afirmar que a inexistência de didática monetária nas escolas para crianças e adolescentes formam cidadãos consumistas no futuro, uma vez que esses indivíduos não foram instruídos financeiramente. Segundo o Economista Fernando Nogueira Costa, cerca de 36% dos brasileiros não pagam suas contas em dia, ocasionando o descrédito do mesmo. Portanto deve-se notar a importância do ensino financeiro nas escolas.
Ademais, cabe afirmar que a ostentação contribui negativamente para o planejamento financeiro a longo prazo, uma vez que há inúmeros gastos desnecessários nos orçamentos mal planejados de muitos brasileiros. Segundo o site Radio Agência Nacional, 72% dos brasileiros estão endividados, evidenciando o despreparo financeiro.
Diante dos fatos supracitados, medidas são necessárias a fim de formar cidadãos conscientes financeiramente. Cabe ao MEC (Ministério da Educação) elaborar e executar políticas públicas de Educação Financeira nas escolas para crianças e adolescentes, afim de suprir esse déficit educacional notável em indivíduos economicamente ativos, por meio de investimentos ou parcerias com a rede monetária privada, para que casos como o do filme Até que a Sorte nos Separe não sejam recorrentes na sociedade brasileira.