TEMA: Combate ao uso indiscriminado das tecnologias digitais deinformação por crianças
Hodiernamente, nota-se o uso indiscriminado das tecnologias digitais deinformação por crianças. Nesse sentido, em um cenário onde predomina autilização inadequada da internet por menores, os quais não são responsáveispor si próprios, a falta de consciência dos pais desses indivíduos a e a omissãodo Estado reforçam a continuidade do problema. Assim, ações pontuais énecessário para modificar tal cenário.
Primariamente, vale ressaltar que a falta de consciência dos responsáveis pelosinfantes potencializa o uso incontrolável da internet por essas crianças. Arespeito do contexto apresentado, é válido rememorar a ideia associada àfilósofa – Jean Paul Sartre – "A violência, seja qual for a forma como ela semanifesta, é sempre uma derrota”. Nesse viés, os pais responsáveis por seusfilhos não controlarem o uso da internet pelos mesmos é uma “espécie” deviolência contra seus próprios ascendentes. Logo, é notória a necessidade deconscientizar os cidadãos sobre seus atos.
Ademais, é fulcral reconhecer que a omissão do Estado corrobora para aperpetuação dessa problemática. Nesse contexto, não ocorrem investimentosvoltados para combater o uso inadequado do ciberespaço pelas crianças, isto é,o Governo não divulga a necessidade de haver limites para que a prática doacesso à internet por menores irresponsáveis por si próprios seja equilibrada esaudável. Assim, o fato de o Poder Público não orientar a população a respeitodas consequências causadas pelo uso indiscriminado das tecnologias digitais deinformação por crianças fere o artigo 3° da Constituição Federal de 1988, o qualprevê o bem de todos. Por conseguinte, a utilização consciente do espaço virtualpelos infantes, na maioria dos casos, não é prioridade para os órgãosgovernamentais.
Portanto, cabe ao Poder Público investir na divulgação sobre as decorrências douso desequilibrado da internet pelas crianças, por meio de palestras em lugarespúblicos, a fim de o conhecimento sobre o assunto ser expandido. Desse modo,ocorrerá a diminuição do uso indiscriminado das tecnologias digitais deinformação por essa parcela da sociedade devido à conscientização dosresponsáveis pela mesma.