Democratização do acesso aos livros no Brasil.
No Brasil contemporâneo, muito se tem discutido acerca dos efeitos originados da democratização do acesso aos livros. Tais efeitos têm acarretado impactos positivos para a vida dos brasileiros, posto que os livros se mostram fortes aliados, no que diz respeito ao desenvolvimento tanto da moral quanto da ética dos cidadãos. Desse modo, é visto que debater sobre esse assunto é de extrema relevância, pois, analisar em como a leitura pode impactar no senso crítico da sociedade é de suma importância.
De início, é valido salientar que esse assunto deve ser debatido de forma séria e sensata. Outrossim, é inegável que o acesso aos livros é direito de todo cidadão de bem, como expresso na Lei 13.696/18, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita, que tem como diretrizes a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas. Sabendo disso, é notório, portanto, que os livros continuam sendo primordiais para a construção e melhoria de uma boa civilização. Logo, se torna nítida a enorme influência que os livros possuem, além dos mesmos se mostrarem benéficos e fortes aliados para o desenvolvimento pessoal da sociedade em geral.
Destarte, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil tem perdido inúmeros leitores nos últimos anos, o que colaborou para o desenvolvimento de uma sociedade sem criatividade, sem acesso à cultura e com baxo nível de comunicação. Aliado a isso, de acordo com especialistas, o desvio das verbas e a corrupção provocaram tanto a diminuição do acesso aos livros como agravaram o analfabetismo infantil, tendo em vista que muitas comunidades carentes não possuem verbas o suficiente para comprar livros para seus filhos. Dessa forma, cabe aos cidadãos analisarem esses dados e se unirem, a fim de buscar medidas que amenizam os impactos do não acesso à leitura.
Assim, propõe-se que o MC (Ministério da Cidadania) junto com o MEC (Ministério da Educação) criem ferramentas e mecanismos de apoio e incentivo visando demonstrar aos cidadãos de sua respectiva cidade a importância da leitura. Tudo isso por meio de programas que visem propagar os efeitos positivos que a leitura tem para os mesmos e para a sua respectiva sociedade. Dessa forma o objetivo central será de fazer com que as comunidades mais carentes possuam acesso aos livros. Por fim o uso de palestras gratuitas tanto presenciais como on-line também se mostrará essencial para a conscientização e o despertar do interesse da população.