"Tema: Assédio por intrusão (Stalking)"
Na série "You", disponibilizada pela plataforma Netflix, é retratada a vida de Beck, uma jovem que é perseguida por Joe. Em paralelo à produção cinematográfica, no Brasil o assédio por intrusão vem se tornando um problema cada vez maior e evidente. Esse cenário antagônico é fruto tanto da insuficiência governamental, quanto do comportamento da sociedade frente a esse impasse.
Sob esse viés, a falta de políticas públicas específicas para a proteção das vítimas do assédio por intrusão configura-se como fator que convém destacar. De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar social. Entretanto, essa premissa encontra-se em desacordo com o quadro contemporâneo, haja vista a carência de leis que abranjam o crime de "Stalking" de forma completa e específica. Dessa forma, os agressores ganham estímulos para cometer atos que podem constranger e até amedrontar quem é alvo desse tipo de perseguição, que, por conseguinte, não encontram proteção nem pelos órgão governamentais.
Ademais, o modo como os "stalkeados" são tratados pelas pessoas entorno é um revés que dificulta a denúncia no começo do assédio. Isso porque essa perseguição é confundida no início como uma conquista amorosa, em alguns casos pelos familiares e amigos da vitíma. E, como tal problemática não é amplamente discutida e evidenciada, a população tende a desestimular a contactação das autoridades responsáveis. Como consequência, os casos se tornam mais graves e põem em risco a segurança da parcela social oprimida, por exemplo o uso da violência e a violação da privacidade.
Destarte, caminhos devem ser elucidados acerca da problemática, levando-se em consideração os aspectos legislativos e sociais supracitados. Assim, urge que o Ministério da Segurança Pública, por meio da colaboração do Poder Legislativo, promova a criação de uma lei que criminalize o assédio por intrusão- na qual serão descritas penas aos perseguidores e programas de apoio às vitímas. Além disso, essa ação deverá vir acompanhada da informatização populacional, com o objetivo de que no Brasil a população não sofra como a jovem Beck, da série "You".