Tema: Exclusão digital.
Na música "Pela internet 2.0", do cantor Gilberto Gil, são ilustradas as potencialidades da rede e os anseios do eu-lírico quanto à sua participação no meio virtual. No entanto, com as dificuldades onipresentes, a exclusão digital é um problema que persiste em acontecer. Tal fato ocorre, principalmente, mediante ao analfabetismo digital enraizado e ausência de políticas públicas de qualidade.
Nesse contexto, faz-se necessário analisar que grande parcela do corpo social brasileiro não tem acesso digno às tecnologias. Sendo assim, em meio às tantas transformações sociais envolvendo o uso da internet, essas pessoas podem ser consideradas analfabetas digitais. É notório que tal exclusão é fruto de uma desigualdade social e econômica exorbitante e traz inúmeras consequências à vida do brasileiro, como as dificuldades no aprendizado e na inserção do mercado de trabalho. Segundo o sociólogo Pierre Levy, vivemos em uma sociedade hiper conectada, que se faz dependente da internet para o seu funcionamento. Mas, com grande parcela excluída, o Brasil vai de encontro na execução desse pensamento.
Outrossim, apesar do acesso à internet ser considerado direito humano desde 2011, o Brasil ainda se encontra em retrocesso quanto a isso. Logo, com a pandemia de covid-19 e com as necessidades das aulas remotas, conheceu-se as proporções do problema da exclusão, que deixou milhões de estudantes em atraso letivo, justamente pela falta de computadores e/ou de acesso à internet. Destarte, a tão falada realidade da meritocracia distanciou-se mais ainda do panorama dos brasileiros, levando em conta que mais de 40 milhões de habitantes - segundo dados do IBGE, não têm o mínimo para atingir o mesmo ponto de partida dos demais.
Nesse viés, a fim de realizar mais anseios como os da canção de Gilberto Gil, urge, portanto, que o Ministério da Educação, responsável por gerir e garantir um sistema de ensino adequado, dê continuidade ao projeto UCA - Um Computador por Aluno - que, como o nome sugere, oferta um computador para cada estudante. Tal ação deve ser feita por meio da implementação de computadores, tablets e acesso à rede nas escolas, com a finalidade de garantir a essas crianças, jovens e adultos um acesso digno às tecnologias não somente nas instituições de ensino, mas também em casa, para diminuir o óbice da exclusão digital.