Preservação da natureza
No filme “Moana”, presente no catálogo do Now, desde criança a personagem é incentivada a valorizar e a preservar a natureza. Infelizmente, o fato abordado na obra não está presente no atual contexto nacional, onde muitas pessoas ainda não preservam o meio ambiente. Dessa forma, é necessário analisar alternativas que solucionem os principais fatores que não contribuem para a preservação ambiental: as indústrias, que são negligentes e a mídia, que se mantém inerte diante do problema.
Primeiramente, é coerente afirmar que os desastres ambientais estão ligados, principalmente, à falta de consciência ambiental das indústrias. Nos anos 1500, quando os portugueses chegaram no Brasil, o Pau-Brasil era utilizado para exportação e quase foi extinto pela extração desenfreada. De maneira idêntica, as indústrias da atualidade produzem pensando apenas nas lucratividades e contribuem de forma intensa para os desastres ambientais, como a poluição da atmosfera, o fim de recursos naturais ou, no caso das indústrias petrolíferas, desequilíbrio na vida aquática.
Em uma segunda análise, a falta de preservação ambiental também está ligada à ausência de postura das empresas de comunicação. Segundo Zygmunt Bauman, “Na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte”. Paralelo a isso, a mídia investe em publicações fúteis e deixa de lado questões importantes, como a preservação do meio ambiente e os desastres ambientais. Com isso, o público se volta para questões indiferentes ao invés de dar ênfase à situação da natureza.
Logo, medidas são necessárias para mitigar os desastres ambientais e assegurar a preservação da natureza. Para isso, o Governo adjunto ao Ministério da Educação e ao CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) devem, por meio de verbas aos órgãos de justiça, palestras nas escolas e publicidades nas redes de comunicações, promover a conscientização da importância da preservação ambiental e a divulgação de pequenos atos que podem contribuir para o fim da problemática. Por fim, essas ações conseguirão fazer com que a população valorize o meio ambiente.