Tema: A necessidade de implementar a educação financeira nas escolas brasileiras
O processo de socialização consiste nos princípios e valores que são ensinados a um indivíduo a partir de seu nascimento que definem o seu modo de agir e pensar na sociedade. Com isso, os principais agentes formadores dessas concepções são a família e a escola. Desse modo, a formação de nossos adultos passam por essas instituições sociais. Nesse sentido, quando se trata do campo da educação financeira, percebe-se que ele está sendo negligenciado por esses locais de aprendizagem, pois temos cada vez mais pessoas que não conseguem gerir seu dinheiro. À vista disso, destacamos a falta de noção familiar e a não abordagem nos institutos de ensino como fatores que promovem essa adversidade.
O primeiro ponto que merece destaque é o fato de que muitos pais não entendem a importância de saber administrar seu capital. Entretanto, esses cidadãos não possuem esse conhecimento porque eles não tiveram em suas épocas de formação escolar disciplinas que ensinassem educação financeira. A partir disso, esses genitores acabam não incentivando seus filhos a se preocuparem com o assunto, de maneira que formaremos no futuro indivíduos despreparados e sem controle do seu próprio dinheiro.
O segundo ponto que merece destaque é a questão que as escolas não possuem matérias voltadas à saúde monetária. Conforme o pensamento de Auguste Comte, uma sociedade somente consegue ordem e progresso a partir do conhecimento científico. Sob essa visão, os que alunos que forem bem instruídos no processo de formação educacional se tornará um cidadão mais independente na sua fase adulta, pois ele aprendeu a lidar com várias circunstâncias que aparecem durante a vida. Assim, é notório que uma pessoa sem os saberes necessários acaba não contribuindo para a ordem e o progresso da nação.
Em virtude dos fatos mencionados, nota-se que medidas devem ser tomadas para sanar esse problema. Logo, urge que o Ministério da Educação (ME) implemente em todas as escolas do país aulas de educação financeira visando atingir o público adulto, de modo que seja ensinado a como gerir melhor o seu dinheiro e promover a oportunidade de entender a importância do assunto que eles não tiveram no passado. Além disso, o ME deve colocar aulas desse tema como obrigatórias na matriz curricular dos colégios, de maneira que esses alunos aprendam cada vez mais sobre o assunto. Assim sendo, sanaremos essa adversidade e teremos brasileiros cada vez mais preparados e conscientes no futuro.