Tema: O valor da educação nas transformações sociais no Brasil.
De acordo com o filósofo alemão Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. No entanto, o ensino brasileiro é precário, arcaico e estagnado, resultando em uma sociedade problemática e, também, primitiva. Portanto, em associação ao pensamento, pode-se entender os motivos pelos quais, ainda hoje, o Brasil é enrijecido pelo preconceito, pelo descaso e pela desigualdade, afastando-se dos ideais e valores que a instrução tem nas transformações sociais.
Primeiramente, é do conhecimento de grande parte da população a importância de uma educação de qualidade desde o princípio. Porém, principalmente em instituições de ensino público, isso não é uma realidade. Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil ocupa a 60ª posição em termos de ensino. Esse dado prova a decadência da instrução brasileira e o amplo obstáculo na formação, tanto profissional, quanto pessoal, dos indivíduos. Ademais, trata-se de uma espécie de distúrbio genético, no qual os princípios ensinados para o avô, por exemplo, são repassados para seus filhos e, depois, para os netos, transformando-se em uma corrente de difícil solução.
Em segundo lugar, partindo da deficiência da educação brasileira, os reflexos que isso tem dentro do corpo social são lamentáveis. Assim, dentro das próprias escolas, lugar no qual os alunos deveriam aprender sobre respeito, igualdade e empatia, são silenciados pelo preconceito e pela falta de conhecimento dos profissionais que atuam no local. Utilizando como exemplo a série televisiva “Sex Education”, no qual apresenta de forma explícita a realidade de muitos jovens brasileiros dentro de instituições de ensino, revela a intolerância diante das escolhas sexuais e identidades de gênero dos estudantes e, também, o descaso com a necessidade de entendimento sobre assuntos que acrescentariam, de forma positiva, na vida dos adolescentes.
Em suma, é notório o valor da educação nas transformações sociais no Brasil e as consequências da deficiência dela. Por isso, é dever do Governo, órgão responsável por garantir educação de qualidade para todos seus cidadãos, ligeiramente instruir, de forma eficaz e gratuita, profissionais que atuem dentro das escolas brasileiras, a fim de afirmar a instrução necessária para formação profissional e pessoal dos estudantes. Além disso, criar programas socais, especialmente dentro das instituições de ensino, que incentivem os jovens a buscarem conhecimento sobre diversas áreas, como educação sexual, inclusão e respeito. Dessa forma, será possível reconhecer a educação como fonte de princípios e formadora de pessoas mais humanas e empáticas e, conforme Pitágoras, educando as crianças para não precisar punir os homens.