OS SABERES POPULARES NO BRASIL E A MASSIFICAÇÃO CULTURAL
Com a influência da globalização e do capitalismo, diversos costumes de países foram difundidos pelo mundo. Essa situação perpetua até os dias de hoje e dialoga com assuntos da contemporaneidade, como os saberes populares e a massificação cultural presentes no Brasil. Dessa forma, torna-se relevante discutir sobre a homogeneização e a importância da identidade cultural.
Em face dessa compreensão inicial, a homogeneização das formas de agir e de pensar entre a população é preocupante. Quanto a isso, cabe citar a filósofa Hannah Arendt, a qual afirma que o pior mal é aquele visto como algo banal. À luz dessa ideia, a prática de adesão de costumes globais provenientes do capitalismo é uma atitude danosa que passa despercebida pela sociedade, já que os brasileiros, por conta da falta de conhecimento, valorizam outras tradições em detrimento daquelas de sua origem. Logo, ignorar tal aspecto é negligenciar uma perspectiva a ser questionada.
A esse respeito, é essencial que as pessoas tenham ciência das tradições que as representam. Em vista disso, o filósofo alemão Theodor Adorno afirma que a formação de um indivíduo deve ser capaz de contribuir para a construção de sua consciência crítica. Nesse sentido, o ensino da diversidade cultural, presente em um país plural como o Brasil, torna-se indispensável para que o cidadão possa compreendê-la e, a partir disso, criar um sentimento de preservação da herança deixada pelos seus antepassados. Assim, vê-se a necessidade de medidas protetivas para que os elementos que fazem parte da sociedade permaneçam conservados.
Posto isso, o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania devem, por meio de parcerias entre Estado e instituição de iniciativa privada, investir em ações que têm como objetivo a manutenção da cultura brasileira e a conscientização da sociedade em relação aos valores comportamentais herdados. Tais ações devem ser realizadas, principalmente, em escolas, mediante aulas temáticas e palestras periódicas sobre o assunto, incentivando, desde o ensino primário, o interesse e a valorização dos costumes brasileiros, além de entrevistas em jornais locais, abordando diferentes tradições do Brasil. Com isso, mudanças significativas serão observadas à construção de um país que reconheça seu multiculturalismo.