O filme “O poço” apresenta diversas interpretações acerca da sua real intenção. Uma delas apresenta o fato de como a fome atinge mais quem está nos níveis inferiores, retratado no filme como andares e, apresentando a ideia de cada “andar” como uma camada social. Fora da ficção, esse cenário acaba sendo mais próximo que o esperado, visto que, a desigualdade social está diretamente ligada com a situação da fome. Existem diversas situações que podem levar à insegurança alimentar, como o crescimento da taxa de desemprego, além da falta de suporte para quem se encontra nessa circunstância.
Em uma primeira análise, é indispensável pontuar o papel do crescimento da taxa de desemprego no país. Nos anos de 2020 e 2021, ocorreu um aumento significativo no número de pessoas desempregadas no país, principalmente pelo cenário pandêmico que colaborou, de acordo com pesquisas, para que aproximadamente 50% dos brasileiros entrassem em uma situação de insegurança alimentar. Tal situação acaba ocasionando outros entraves sociais e, consequentemente, danos individuais, como o crescimento dos índices de criminalidade, mortalidade e de doenças psíquicas, podendo citar a ansiedade e depressão.
Outro fator que ocasiona um entrave ao combate à fome, é a falta de suporte para as pessoas que se encontram em situações de vulnerabilidade alimentar. A falta de um auxílio eficaz faz com que diversos brasileiros permaneçam em condições de instabilidade alimentar, e não tenham perspectiva de uma melhora social. Existem ações sociais, promovidas por ONG`s ou grupos sem apoio governamental, que agem em prol de fornecer alimento para pessoas necessitadas sendo que, não é visto um apoio suficiente por parte das esferas governamentais ao combate efetivo à fome.
Em síntese, faz-se necessário que ocorra uma intervenção governamental para atenuar os impactos gerados pela instabilidade alimentar. É premente que o Estado promova ações sociais eficazes que possam auxiliar os brasileiros que estão em vulnerabilidade, como a entrega de cestas básicas, criação de novos empregos e um mapeamento das regiões mais afetadas pela fome, para que ocorra uma intervenção mais eficaz e que consiga sanar, ou pelo menos, diminuir a insegurança alimentar que aflige uma grande parcela da população brasileira. Dessa forma será possível que ocorra um combate eficaz a fome no Brasil.