Tema: A falta do hábito da leitura na sociedade brasileira
Na série Gilmore Girl (2000), a personagem adolescente Rory possui bastante interesse pelos livros, trabalhando a sua imaginação e bem-estar a partir da leitura. Fora da ficção, a realidade exposta difere a vigente na contemporaneidade, tendo em vista a falta de presença de tal hábito no âmbito social brasileiro. Por esse motivo, é evidente que tanto a base educacional lacunar, quanto a desigualdade social apresentam-se como entraves para a resolução da problemática. Nesta situação, urge a necessidade de serem tomadas atitudes pelas autoridades competes, com o objetivo de reverte o cenário.
Em primeiro lugar, é importante abordar que a falta educacional acerca do ato de ler evidencia razões pelas quais o problema se mostra presente. Sob essa óptica, conforme os iluministas Diderot e D’Alembert, criadores da “Enciclopédia”, o acesso à educação é fundamental no combate a alienação dos cidadãos, garantindo-lhes sua efetiva liberdade. Contudo, apesar de ser um instrumento pedagógico indispensável, na medida que exercita a memória e o imaginário, o ambiente escolar deficiente e, muitas vezes, familiares sem adaptação com os livros, colaboram com crescimento do indivíduo sem aproximação com a literatura. Dessarte, sem aprendizado, consequentemente serão geradas dificuldades na prática literária, e por fim, desinteresse de terceiros pelo assunto.
Ademais, vale postular que as diferenças sociais se mostram relevantes na permanência da temática. Diante dessa perspectiva, segundo o filósofo inglês Nick Couldry, em sua obra “Porque a voz importa?”, a sociedade tende a silenciar os grupos menos favorecidos. Tal silenciamento é observado em principal na omissa situacional de acessibilidade da populacional diante as bibliotecas e tecnologia básica. Outrossim, a alta taxação a respeito das obras tem bastante influência na compra dos exemplares, atingindo de modo negativo as classes mais vulneráveis. Destarte, ratifica-se que a capitalização e desleixo em face da leitura, distanciam o indivíduo de uma rotina voltada aos livretes.
Logo, em virtude dos fatos mencionados, surge a indispensabilidade de gerar métodos que intervenham na questão do deficit de leitura no meio coletivo. Nesta circunstância, cabe ao governo, como instância máxima de poder, com o MEC (Ministério da Educação), criar projetos educacionais com fins literários nas escolas, com o intuito de estimular o ato de ler através de atividades lúdicas nas instituições públicas, atingindo todos os populares de diferentes as faixas etárias, assim, criando entusiasmo pela leitura. Por conseguinte, ter-se-ia futuros leitores pariformes a jovem Rory Gilmore.