Na obra ‘’Ensaio Sobre a Cegueira’’, do escritor português José Saramago, é retratado o fenômeno da cegueira moral, o qual é caracterizado pela indiferença da sociedade frente aos problemas que a assolam. Analogamente, existe no Brasil hodierno uma problemática sendo tratada com descaso: a busca por padrões de beleza idealizados. Dessa forma, cabe a análise da situação e suas consequências, tais como a autoestima baixa e os transtornos alimentares.
Em uma primeira análise, é importante destacar a autoestima baixa como resultado grave da tentativa de se encaixar nos padrões estéticos. Consoante ao sociólogo Émile Durkheim, fato social é algo exterior ao indivíduo e que exerce coerção sobre ele. Sob essa ótica, pode-se dizer que os parâmetros de beleza agem da mesma forma, influenciando muitas pessoas a perderem a autoestima e o amor próprio quando não conseguem se encaixar no padrão imposto pela sociedade. Isto posto, é urgente a mudança dessa situação, pois ela culmina em problemas psicológicos graves e até mesmo transtornos na saúde.
Além disso, os distúrbios alimentares se configuram como outra consequência preocupante da mazela. Na busca pelo corpo e rosto perfeitos, muitos indivíduos acabam desenvolvendo esses transtornos e recorrendo a soluções perigosas, que vão desde parar de comer até se submeter a procedimentos cirúrgicos arriscados. A exemplo disso, tem-se a novela da Globo ‘’Malhação’’, em que a personagem Jade, pressionada pelo padrão estético, manifesta um grave quadro de bulimia que quase a leva à morte. Com isso, é mister a tomada de medidas que alterem esse cenário lamentável.
Depreende-se, portanto, que a baixa autoestima e os distúrbios alimentares são sérias consequências da busca por padrões de beleza idealizados. Diante disso, cabe ao Governo, por meio de verbas públicas, implantar nas escolas – responsáveis pela garantia de valores necessários para a socialização dos indivíduos – palestras com profissionais que abordem sobre o mal que os padrões estéticos podem causar, a fim de que o problema seja erradicado. Ademais, a Mídia deve divulgar conteúdo de aceitação, a fim de que as pessoas amem seus corpos. Assim, esse panorama será gradativamente mitigado, e a cegueira moral chegará ao fim.