Em sua fala “ Viver sob a vontade dos outros não é viver”, Irelia , personagem fictícia do jogo “league of legends”, exalta a ideia do domínio próprio ser primordial. Essa visão, embora correta, não é efetivada no hodierno cenário brasileiro, no qual pessoas são traficadas e vendidas como objetos, na maioria das vezes,com a finalidade do trabalho escravo . Sendo assim, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem o contrabando de seres humanos,pois, é possível destacar a falta de empatia e a impunidade.
Em primeira instância, é irrefutável a ausência de compaixão como um imbróglio ao comércio de cidadãos. Isso ocorre, porque, lamentavelmente, vive-se em uma Era em que muitas pessoas agem como querem , mesmo que tal ação prejudique outros seres . Por consequência disso, um grupo de indivíduos afetados pelo tráfico de atores sociais , na maioria das vezes, sofre violações dos seus direitos,como a exploração sexual, situação análoga à escravidão,e a remoção de seus órgãos, ademais, tornam-se objetos, que possui valor de compra e venda. Como prova disso, William Shakespeare, renomado dramaturgo, em sua obra ”Hamlet” , abordou que , para toda causa, há um efeito. Diante desse nexo, pode se afirmar que uma ação errônea desencadeia resultados catastróficos, sobretudo, quando o alvo dessa incoerência é o próprio ser humano. Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos.
Além disso, outro ponto a ser esclarecido é a impunidade cristalizada nas capitalizações de indivíduos. Essa deturpada prática está engatada a uma falta de punições para os crimes contra a espécie humana , seja pelo precário sistema prisional ou pela inexistência de reformulações de leis. Consequentemente, a falta de penalidades gera um número elevado da criminalidade, pois sem uma punição o indivíduo voltará a cometer violações. Infelizmente, essa postura é reflexo de um passado histórico, como exemplo o comércio de escravos no Brasil, no qual os senhores de engenho poderiam fazer o que bem entendessem com seus escravos, até mesmo, matá-los, mesmo assim não sofriam nenhuma forma de condenação. Em vista disso, alguns alienados assumem comportamento de séculos passados, fazendo o uso das leves penas para procriar o mal. Dessa maneira, urge que medidas governamentais sejam postas em ação para mudar o comportamento desse público.
Evidencia-se, portanto, que o tráfico humano é uma tribulação que precisa ser mitigada. Para isso , cabe ao Congresso Nacional -órgão responsável por elaborar e aprovar leis no território brasileiro-, por meio dos Deputados Federais sancionar um regulamento com o possível nome “norma Brasil histórico'', que terá como propósito punir rigorosamente os comerciantes de pessoas em todo o país, ademais, o Ministério da Educação ficará responsável por realizar campanhas nos ambientes cibernéticos e nos televisivos, com a finalidade de esclarecer sobre os males do comércio de atores sociais e de forjar um olhar crítico sobre essa temática. Dessarte, espera-se uma realidade livre e justa, que possa ,então, ser revigorada a mensagem passada pela personagem Irelia.