Na série de mangás "One Piece", a população é influenciada com fatos mentirosos apresentados por autoridades notáveis, que impõem uma realidade falsa que julgam ser verdadeira. Fora da ficção, o cenário vigente no Brasil não se mostra diferente, visto que a sociedade é manipulada por grandes nomes que apoiam o negacionismo científico, ato esse que gera regresso em diversas áreas no País. Dessa forma, não só a escassez da imunização, mas também a destruição constante do meio ambiente são consequências desse obstáculo.
Em primeiro ponto, deve-se destacar a ausência de medidas governamentais para combater o movimento antivacina, o qual coloca a vida da comunidade em risco. Essa conjuntura, segundo os ideais do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do "contrato social", já que o Estado não cumpre sua função de garantir direitos indispensáveis como a saúde e assistência aos desamparados. Nesse sentido, denota-se uma grande parcela populacional posicionando-se contrária a medicamentos com o propósito de erradicar epidemias, isso, por grande influência dos governantes, visto que estes são oposição ao ato de imunizar sua Nação. Isto posto, verifica-se, infelizmente, mesmo após avanços tecnológicos, ainda há uma deficiência ao auxiliar a população.
Ademais, é fundamental apontar os danos à flora brasileira como resultado das atitudes negacionistas. Portanto, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisas "Datafolha", é apresentado que cerca de um sexto da população não acredita no aquecimento global, fator esse que possui incontestáveis evidências de que o ser humano contribui gradativamente para o aumento climático, pela liberação de gases na atmosfera por automóveis e indústrias. Assim, indubitavelmente, faltam medidas efetivas pelas autoridades para resolver o negacionismo no Brasil.
Depreende-se, logo, a necessidade de combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo Federal, na figura do Ministério da Justiça, crie a necessidade da população pocisionar-se a favor da ciência, por intermédio da aprovação de Leis para censurar o movimento negacionista, de modo que contribuam a influenciar a Nação verde-amarela a evoluir de maneira constante. Somente assim, tornar-se-á possível uma sociedade mais sustentável, onde o Estado desempenha corretamente seu "contrato social", tal como afirma Locke.