Tema: Os desastres ambientais em questão no Brasil
"E eu que sempre quis um lugar, gramado e limpo, assim, verde como o mar, cerca branca, uma seringueira com balança, disbicando pipa e cercado de criança". Nesse viés, o trecho aludido é da música "Vida loka 2", do grupo Racionais MC's, na qual é retratado um cenário ideal de vida para o vocalista, contendo a natureza como foco principal. Assim, de maneira análoga ao verso supradito, determinados desastres naturais são perpétuos e tragédias na natureza acontecem há séculos.
Mormente, manusear elementos químicos de maneira incorreta é altamente periculoso e aumenta exponencialmente a probabilidade de acontecer algum acidente. Nesse sentido, o desastre conhecido como "Chernobyl", que aconteceu em Pripyat, contaminou o solo com um elevado nível de radiação, após o fato, todos os cinquenta mil moradores tiveram que evacuar rapidamente a cidade. Analogamente, o garimpo denominado de "Serra pelada", que fica no Pará, teve toda a sua extensão geográfica acometida por mercúrio com alto potencial radioativo. Logo, frente aos desastres ambientais suprarreferidos, nota-se vestígios eternos dos acidentes nos lugares vitimados e nos indivíduos atingidos, pois alguns desenvolveram anomalias físicas, genéticas e tumores, que culminaram em suas mortes, como no caso de "Chernobyl".
Ademais, o passado mostra-se imprescindível como parâmetro para entender os imensos danos das tragédias ambientais. Sob tal ótica, durante a Segunda Revolução Industrial, muito combustível fóssil foi queimado e sua fumaça demasiadamente tóxica lançada na atmosfera, fato que além de poluir o oxigênio, colabora para o aumento do buraco na camada de ozônio. Outrossim, o fenômeno conhecido como "O grande nevoeiro", que aconteceu em Londres, intoxicou mais de cinco mil pessoas, por conta de uma inversão térmica causada pela excessiva queima de carvão. Com isso, diante do fato histórico e do acontecimento supracitado, torna-se evidente que ocorrências passadas devem servir de aprendizado para que não aconteçam novamente, porquanto novas catástrofes ambientais podem causar um dano irreparável para o planeta, como um aumento no furo da camada de ozônio.
Portanto, ações são necessárias para mitigar os desastres ambientais em questão no Brasil. Para que a população tenha consciência da problemática, urge que o Ministério do Meio Ambiente, por meio de verbas governamentais, realize vistorias semanais em empresas de mineração. Desse modo, a fiscalização será mais rígida e as normas de segurança devem ser cumpridas completamente, isso resultará em uma probabilidade menor de falhas e de catástrofes ecossistêmicas. Dessa forma, todo o país ficará mais seguro em relação aos acidentes nativos. Somente assim, o quadro atual será sanado, permitindo que o cenário retratado em "Vida loka 2" se torne realidade no Brasil hodierno.