É inegável que, na sociedade contemporânea, a tecnologia é parte integrante do cotidiano de expressiva parcela da população. Nesse sentido, o uso de ferramentas dessa natureza no processo de ensino torna-se essencial para a educação apropriada. Com isso, a tecnologia na educação brasileira contemporânea se mostra importante para a aproximação com o público jovem conectado e para a superação de barreiras em tempos de pandemia.
É evidente que a era digital atingiu, com maior eficiência, as camadas mais jovens da população. Sendo assim, o uso de tecnologias no desenvolvimento da educação básica é fator crucial para a melhor compreensão de assuntos tendo em vista a familiaridade do público alvo com esses mecanismos. Sob essa perspectiva, fica evidente a necessidade de incentivo do poder público à implementação de novas ferramentas de ensino.
Além disso, os tempos de pandemia do coronavírus destacaram a importância do mundo digital na sociedade. Isso porque, com o estabelecimento do isolamento social, a educação se tornou dependente, quase em sua totalidade, de recursos online, levando inúmeras instituições de ensino a uma modernização forçada que já deveria ter ocorrido anteriormente. Por fim, seria negligente não notar a urgência do emprego de aparatos tecnológicos por parte das escolas brasileiras.
Tendo em vista os fatores apresentados, cabe ao Ministério da Educação - órgão de maior hierarquia sobre o ensino brasileiro - impulsionar a digitalização de escolas brasileiras por meio de programas de modernização que envolvam implantação de sistemas em escolas públicas e privadas, assim como a instrução de professores para o maior proveito das ferramentas fornecidas. Essa ação seria realizada com o intuito de preparar o sistema educacional do Brasil para as demandas do futuro e aumentar sua eficiência em relação à população jovem.