por que algumas pessoas desenvolvem a síndrome de burnout? (tema de um vestibular local)
segundo o ibge (instituto brasileiro de geografia e estatística), em torno de 30% dos cidadãos se encontram em esgotamento físico e mental. tal estado se encaixa como a síndrome de burnout, a qual apresenta um esgotamento profissional preocupante. portanto, deve-se entender os fatores que causam a doença, como realizar um trabalho que não é de seu agrado, ou ainda, ter cargas altas de estudos para o vestibular. desse modo, fatos devem ser analisados e medidas precisam ser tomadas, a fim de amenizar a problemática.
primeiramente, é necessário ressaltar a causa que leva os adultos a desenvolverem a síndrome. assim, pode-se relacionar com a má escolha profissional, a qual será exercida durante anos. levando em conta a frase de baden powell, fundador mundial do escotismo, “se fizer as coisas com alegria, raramente encontrará situações difíceis”, pode-se concluir que os indivíduos que estão deslocados no mercado de trabalho têm um fator agravante para tal situação. dessa forma, medidas precisam ser tomadas.
em segundo plano, é primordial analisar a relação dos jovens com a doença. podendo relacionar, principalmente, com os vestibulandos e estudantes para concursos. como mostra a pesquisa da universidade federal de santa maria, no rio grande do sul, que relata que tais indivíduos tenham uma carga excessiva de estudos, não respeitando seus limites, da mesma forma a universidade concluiu que essa ação, além de desencadear a síndrome de burnout, também atrapalha seu desempenho nas provas. tal situação é uma demonstração clara da realidade e deve ser analisada com cautela.
em virtude dos fatos mencionados, conclui-se que são necessárias medidas para diminuir o número de pessoas afetadas pela doença. logo, cabe às secretarias municipais da saúde e as escolas – de todas as esferas --, por meio de um projeto de conscientização para adultos e jovens, promover pesquisas, palestras e apoio, principalmente, aos cidadãos, de modo que a sociedade se sinta preparada para realizar mudanças significativas em suas vidas. só assim, o brasil garantirá um menor número de casos.