O combate da violência e abuso sexual entre crianças e adolescentes na sociedade brasileira.
No livro "Lolita" de Vlaldmir Nabokov, narra a história de Humbert, um professor de meia idade que se sente obscecado por uma garota de 12 anos, o qual se casa com a mãe da criança com o intuito de abusar da menina sem levantar suspeitas. Entretanto, apesar de se tratar de uma ficção, o livro parece refletir, em parte, a realidade no século XXI, uma vez ué crianças e adolescentes são abusadas e violentadas sexualmente, sob aspectos advindos da falta de atenção dos familiares e dos transtornos mentais por parte dos agressores.
Em primeiro lugar, na maioria dos casos de violência e abuso sexual ocorrem onde a criança deveria ter segurança resguardada, o próprio lar. Sob esse viés, segundo o portal G1, 70% dos abusos acontecem na residência da vítima e, que o agressor apresenta um vínculo familiar. Nesse contexto, na obra "Conte-me seus Sonhos" de Sidney Sheldon, retrata-se a vida de uma jovem que sofreu violência sexual por parte do pai. De fato, esse cenário patológico e altamente degradante se engrena na realidade quando os pequenos sofrem mudanças repentinas e são silenciadas , porém, demonstram comportamentos como modificações de humor, brincadeiras de cunho sexual e traumatismos físicos que podem apontar um sinal de abuso sofrido. Desse modo, é crucial buscar medidas para dirimir esse impasse.
Outrossim, é necessário uma discussão acerca dos transtornos mentais no âmbito dessa problemática por os agresorem apresentarem traumas psicológicos sofridos no passado, como o abuso e violência sexual. Partindo desse pressuposto, no filme "Fragmentado", aborda-se o personagem Bruce Willis, psicopata de múltiplas personalidades por ter sido estuprado na infância, comete crimes com a finalidade das vítimas sentirem a mesma dor que ele sentiu há anos. No entanto, a trama se relaciona na hodiernidade, pois alguns agressores praticam esse tipo de atrocidade por não saber lidarem com seus traumas psicológicos. Dessa forma, é fundamental orientar e tratar psicologicamente esses indivíduos, a fim de garantir seus direitos e distanciar o romance descrito por Nabokov.
Portanto, é mister que realizem ações interventivas entre atores sociais nacionais, para combater a violência e o abuso sexual entre crianças e adolescentes na sociedade brasileira. É urgente que o Congresso Nacional, mediante o aumento do percentual de investimentos, proporcionado por uma alteração na lei de Diretrizes Orçamentárias, amplie o setor educacional, por meio de palestras ministradas por especialistas em Psicologia e Psicopedagogia, com vistas à aconselhar jovens e crianças a identificarem os riscos, como também, os pais orientar seus pequenos e prestar atenção no comportamento e nos vilões a sua volta para garantir o bem-estar e proteção. Sendo assim, é crucial que Psicanalistas, Psiquiatrias e Psicólogos busquem estudar os agressores para atenuar seu passado, se o motivo for da atrocidade partir de um trauma do passado, de modo a promover mecanismos de defesa às constantes intimidações sistemáticas. Por fim, a visão excludente e ultrapassada da ficção seja distanciada da realidade.