os obstáculos para a doação de sangue no brasil.
na série "grey's anatomy", é demonstrado em alguns episódios o quanto a escassez nos bancos sanguíneos pode afetar pacientes em estado grave e até mesmo levá-los ao óbito. ao sair da ficção, na contemporaneidade, nota-se que assim como na série, existem entraves para a doação de sangue no brasil. nesse viés, é válido analisar que a falta de políticas públicas eficazes, como também o déficit de solidariedade nas pessoas, são obstáculos para que hajam doações sanguíneas no país.
em primeira análise, apesar de a saúde ser um direito constituicional desde 1988, essa prerrogativa é negligenciada pelo governo brasileiro, visto que os bancos sanguíneos se encontram escassos, o que pode levar à morte de um paciente que precisa de transfusão. essa situação tem por virtude a inexistência de políticas públicas específicas e eficazes, a qual gera desinformação e por conseguinte, medo de a doação não ser segura. nesse sentido, o imperativo categórico- conceito criado pelo filósofo immanuel kant, afirma que as medidas tomadas em uma sociedade devem atingir um bem comum. logo, é preciso que atitudes governamentais sejam tomadas em relação à situação descrita acima para beneficiar o corpo social.
ademais, compreende-se que após a revolução industrial, as relações sociais tornaram-se mais aceleradas, o que gerou pessoas individualistas e não empáticas com o próximo. assim, a falta de solidariedade e empatia é presente na vida dos cidadãos, que geralmente não se preocupam e não se disponibilizam a irem fazer doações de sangue para os que necessitam. sob a perspectiva poética de mário quintana, é preciso aprender a fazer coisas boas, como ajudar aos outros e ter solidariedade. então, fica evidente que a sociedade é egoísta e precisa fazer a sua parte para atingir ao bem comum.
portanto, é necessário que o ministério da saúde, em conjunto com a mídia, criem campanhas informativas não só sobre como e onde doar sangue, mas também em relação a quem pode ou não doar, através de comerciais de tv, rádio e anúncios nas redes sociais. a finalidade é de erradicar todas as dúvidas das pessoas em relação a doação de sangue e incentivá- las a doarem. além disso, também devem ser veiculados depoimentos de pessoas que tiveram suas vidas salvas através da doação de sangue, com o intuito de comover e induzir o máximo de pessoas a fazerem transfusões sanguíneas, para promover assim uma sociedade mais solidária e evitar cenários como os da série grey's anatomy.