"educação domiciliar: solução para o ensino ou fracasso do sistema educacional?"
concordante à teoria do “darwinismo social” proposta pelo naturalista charles darwin, o ser humano tende a se adaptar ao meio em que está inserido. sendo assim, de modo a tentar superar as dificuldades enfrentadas no ambiente escolar regular, surge o ensino domiciliar, não como uma ferramenta que demonstra o fracasso do sistema educacional brasileiro ou solução global, mas como uma alternativa viável para a parcela de indivíduos que optaram pelo “homeschooling”. no entanto, ainda existem fatores que impedem a aplicação plena da prática, a saber a não regulamentação deste método e o discurso da ausência de socialização na educação familiar, quadro que urge por atenuantes.
nessa perspectiva, observa-se que a ausência de efetivação da educação domiciliar, de forma a torná-la constitucional na nação verde-amarela, tem se mostrado como um dos grandes desafios enfrentados. nesse contexto, uma publicação recente do portal g1 divulgou o caso de elisa flemer, uma menina de 17 anos que foi aprovada na universidade de são paulo (usp), sendo da modalidade domiciliar, e não pôde cursar por não possuir diploma de conclusão do ensino médio. dessa forma, assim como elisa, outros estudantes também sofrem tais efeitos, mesmo que se mostrem capazes de serem aprovados nos processos seletivos tradicionais. além disso, essas mesmas aprovações são as que demonstram a eficácia da educação familiar, o que deveria ser levado em consideração com relação à viabilidade do método.
somado a isso, é válido salientar que uma grande parcela de indivíduos defende o processo de socialização como recurso exclusivo do ambiente escolar tradicional e que o ensino domiciliar retira esta ferramenta do aluno. por outro lado, o psicólogo americano robert epstein revela uma outra ótica ao discorrer sobre a socialização como o simples processo de aprender a fazer parte de uma comunidade. assim, a integração de crianças e adolescentes não estaria obrigatoriamente nas escolas, junto aos colegas de classe, mas em todo local de convívio e vivências. desse modo, faz-se necessário ampliar o conceito de socialização, expandindo-o a novas possibilidades de aplicação, as quais poderão proporcionar um melhor ambiente de aprendizagem, seja ele domiciliar ou não.
em suma, são necessárias medidas interventivas no que diz respeito à educação domiciliar no brasil. para tanto, o ministério da educação deverá, por meio do instituto nacional de estudos e pesquisas educacionais anísio teixeira (inep), criar um novo tipo de certificação, com objetivo de viabilizar a aprovação de alunos do ensino domiciliar nas faculdades, o que gerará estímulo e oportunidade. ademais, caberá ao conselho nacional de educação considerar, por intermédio de estudos científicos, novas possibilidades de socialização entre crianças e adolescentes, de forma a avaliar atividades coletivas como artes marciais, esportes coletivos, dentre outros, como formas de integração do indivíduo. desta maneira, conforme darwin, o indivíduo poderá se adaptar de forma plena, o que extinguirá casos como o de elisa flemer.