Na obra “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, faz-se uma reflexão sobre a cegueira cultural, moral e ética na sociedade. Nesse contexto, pode-se fazer uma analogia entre a obra e a cegueira da sociedade brasileira diante da necessidade de defesa e preservação da diversidade linguística. Esse cenário é causado pelo silenciamento midiático, o que deve ser discutido juntamente com a importância da diversidade linguística.
Em primeiro plano, é notório que as grandes mídias sociais, como a Rede Globo, não abordam com frequência a importância da defesa e da preservação da diversidade linguística brasileira. Nesse sentido, conforme os filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer, as mídias possuem grande capacidade de atuarem como formadoras de opinião. Sob essa perspectiva, nota-se que os canais midiáticos brasileiros não estão usando essa influência para informar a sociedade sobre a existência de outros idiomas no território nacional. Em vista disso, infelizmente, muitos brasileiros pensam que só existe a língua portuguesa no país, quando na verdade estima-se que mais de 250 línguas sejam faladas, segundo o Portal Iphan.
Além disso, a diversidade linguística é um fator de grande importância para um país. Nesse contexto, deve-se levar em consideração que um idioma não é apenas uma forma de se comunicar, visto que uma língua aborda também uma cultura, uma história e um modo de vida. No Brasil, o artigo 13 da Constituição Federal explicita que a língua portuguesa é o idioma oficial do país. Entretanto, esse cenário não representa a realidade, visto que no território nacional há diversas outras línguas. Lamentavelmente, se esses outros idiomas forem extintos, haverá uma perda gigantesca de diferentes visões de mundo e valores. Logo, é necessária a defesa e a preservação da diversidade linguística brasileira.
Diante do exposto, portanto, é evidente que medidas são necessárias para resolver a problemática. Para isso, as grandes mídias - principais veículos formadores de opinião - devem abordar sobre a diversidade linguística brasileira com frequência, por meio de propagandas e documentários, a fim de que a população conheça os outros idiomas existentes no país e lute para preservá-los. Dessa forma, talvez o Brasil não perca culturas e histórias do povo.