“Black Mirror” é uma série que explora a temática da tecnologia, levando o telespectador a refletir sobre as consequências desastrosas que podem vir de seu uso excessivo e inconsequente. É notável que a digitalização da economia representa grandes avanços no âmbito econômico, possibilitando, por exemplo, a existência do e-commerce (comércio digital). No entanto, é preciso ter em vista os problemas que podem surgir pelo uso irresponsável desse tipo de inovação.
Neste quesito, destaca-se a rapidez com a qual determinados cargos e profissões podem tornar-se obsoletos, levando a perda de empregos em massa e vulnerabilidade da população de menor renda. Um exemplo disso é o “fim da imprensa escrita”, algo que tomou forma com o surgimento e propagação de blogs na internet. Jornais e revistas que não migraram para o campo digital acabaram fechando as portas, o que levou a recessões em países como Estados Unidos da América. Os profissionais de classes mais baixas, normalmente, não possuem acesso à educação e, portanto, são os mais afetados pois não conseguem se ajustar a nova realidade.
Além disso, outra questão tornou-se real nesse meio, a exposição de dados sensíveis. Para que essa digitalização da economia seja possível, vários processos envolvidos utilizam os dados de seus usuários, armazenando-os. Esses, por sua vez, acabam expostos a invasões de hackers que os liberam na “deep web”, facilitando que fraudes sejam feitas com base nessas informações pessoais de indivíduos. A exemplo desses golpes, há o roubo de identidade e dívidas feitas, por criminosos, no nome de outra pessoa.
Conclui-se então que medidas se fazem necessárias para garantir a responsabilidade no uso dessas inovações. Empresas privadas devem se juntar ao governo para oferecerem à população recursos que possibilitem a requalificação dos trabalhadores, dando enfoque e gratuidade para aqueles mais vulneráveis com acesso escasso a educação. Deve ser incentivado também, por estes agentes, estudos e pesquisas para a criação de formas eficientes de armazenamento de informações, visando garantir a privacidade dos dados. Dessa forma, podemos evitar que os assustadores roteiros da série Black Mirror tornem-se realidade em nossa sociedade.