literacia familiar
o banco itaú apresenta o programa “leia para uma criança”, de incentivo à literacia familiar. embora seja comprovado o papel da família na educação, além da importância da leitura, observam-se obstáculos na consolidação desse hábito, como o desconhecimento e a desigualdade social. assim, faz-se necessário que autoridades busquem medidas para minimizar tal adversidade.
nota-se, a princípio, a relação entre o desconhecimento parental e a ausência de literacia. segundo o sociólogo émile durkheim, a primeira instituição social com a qual o indivíduo tem contato é a família, e, por isso, a fim de que os benefícios da leitura para os mais jovens sejam efetivos, é necessário que os pais tornem-se protagonistas no processo. entretanto, tendo em vista a inexistência de entendimento de muitos, essa prática não é realizada na frequência que deveria. dessa forma, fica clara a influência da incompreensão dos pais na falta da literacia familiar.
paralelamente, constata-se a desigualdade socioeconômica como um fator determinante para a continuidade desse contratempo. de acordo com o ibge, as classes sociais mais baixas são caracterizadas por um rendimento inferior a quatro mil e duzentos reais mensais. nesse sentido, é verificável que dificilmente será possível a compra de livros infantis, visto que a prioridade deve ser o pagamento das contas e do indispensável, como alimentação e transporte. logo, percebe-se a dificuldade das camadas inferiores na aquisição de materiais que possibilitem a literacia familiar.
é imprescindível, portanto, a tomada de providências a fim de aumentar os índices de literacia familiar, seja no que se refere ao desconhecimento, seja nas questões relacionadas à desigualdade socioeconômica. sob essa perspectiva, cabe ao ministério da educação ampliar o acesso ao programa “conta pra mim”, que oferece explicações claras e simples sobre aspectos da literacia familiar. a ação deve ser realizada por meio de parcerias com canais abertos de televisão e deve visar o reforço do entendimento dos pais sobre o assunto. o estado tem de, também, criar mais bibliotecas gratuitas e com localização estratégica, a partir de um direcionamento de verbas, possibilitando que as classes sociais baixas desfrutem da leitura em família. certamente, com tais medidas, o objetivo do “leia para uma criança” será cumprido.