A insigne cientista Marie Curie iniciou os estudos sobrea a radioatividadee enfrentou diversos desafios para se firmar no meio científico, como omachismo exacerbado da época. De modo congênere à Marie, ao analisar opanorama contemporâneo, observam-se os desafios para o protagonismofeminino na Ciência, fomentando a intensificação dos preconceitos intrínsecos.Portanto, urge a necessidade da apuração das principais causas desse revés:a atribuição de carreiras a partir do gênero e o pouco reconhecimento dado àsmulheres.
É imperioso, mormente, salientar a influência do gênero para arealização da carreira como um elemento motivador do óbice. Nesse contexto,na sociedade mesopotâmica antiga, as funções das mulheres eram restritasaos trabalhos do lar, enquanto os homens ocupavam posições de prestígiosocial. Nessa perspectiva, verifica-se que o sexismo do período ainda perdurano corpo social hodierno, uma vez que os homens ocupam a maior parcela decargos no meio científico, o que resulta no sofrimento das mulheres noingresso desse meio. Logo, essa situação deplorável manifesta, infelizmente,que não é um empecilho moderno.
Em um segundo momento, faz-se fulcral abordar o ínfimo prestígio dadoàs mulheres na problemática. A esse respeito, Pierre Bourdieu, filósofo francês,defende a tese de que os mecanismos democráticos não devem serconvertidos em ferramentas de opressão. Por esse ângulo, é tangível quevários ambientes, como o escolar, utilizam discursos dominantes que pregam aparticipação masculina como superior à feminina no âmbito da Ciência,corroborando o agravamento da opressão e, ainda, da desigualdade. Dessarte,torna-se indubitável que a perpetuação desse imbróglio ocorre com odesmazelo da sociedade quanto a essas ideias.
Com isso, é imprescindível nutrir a participação das mulheres naCiência. Sob tal viés, é mister que o governo, no papel do Ministério daEducação, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e dasprefeituras, ofereça bolsas de estudos às mulheres para entrar no meiocientífico e crie centros sociais de atividades sobre o protagonismo feminino naCiência, como palestras e oficinas, em cada município, por meio de verbasgovernamentais, a fim de dar destaque e incentivar as mulheres no meiocientífico. Assim, poderá haver uma sociedade mais igualitária.