No livro "1984" de George Orwell, é retratado um futuro distópico em queum Estado totalitário controla e manipula toda forma de registro histórico econtemporâneo a fim de moldar a opinião pública a favor dos governantes. Demodo congênere à ficção, ao analisar o panorama moderno, percebem-se osdesafios da liberdade de informação, suscitando os abusos nos meios decomunicação. Portanto, urge a necessidade da apuração das principais causasdesse revés: a ausência de abordagem nos ambientes educativos e o usodesenfreado das redes sociais.
É imperioso, mormente, salientar a falta de debates nas instituiçõesescolares como um elemento motivador do óbice. Nesse contexto, ImmanuelKant, filósofo prussiano, defende a tese de que o indivíduo é nada além daquiloque a educação faz dele. Nessa perspectiva, verifica-se que, sem o devidosuporte educacional, as pessoas não têm o desenvolvimento da análise críticae, por conseguinte, não realizam os questionamentos para confirmar averacidade das informações, o que fomenta a propagação de dados falsos,cujo resultado é um ciclo nocivo. Logo, essa situação deplorável manifesta,infelizmente, que a mídia tem atuação nesse estorvo.
Em um segundo momento, faz-se fulcral abordar o uso exacerbado dasredes sociais na problemática. A esse respeito, a filósofa Hannah Arendt afirmaque a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos. Por esse ângulo,é tangível que os cidadãos vivenciam um cenário de não cumprimento dessesideais, uma vez que, com o constante e massivo contato com as mídiassociais, eles são manipulados a verem somente as informações quecorrespondem com os pensamentos deles, não havendo um compromisso coma verdade para ter lucro. Dessarte, torna-se indubitável a importância docombate profícuo de tal sistema.
Com isso, é imprescindível nutrir a liberdade de informação no mundohodierno. Sob tal viés, é mister que o governo, no papel do Ministério daEducação, das prefeituras e do legislativo, aplique multas para a mídiaenquanto incentivadora dos dados errôneos e crie eventos sociais, em cadamunicípio, nas instituições de educação acerca da liberdade de ideias, comopalestras e seminários, por meio de verbas governamentais, com o intuito degarantir a ausência de abusos nas formas de comunicação. Assim, poderáhaver uma sociedade mais plena.