os impactos do uso excessivo de álcool no futuro dos adolescentes.
no livro “por lugares incríveis”, de jenifer niven, a personagem violet markey e sua irmã, após ingerirem bebidas alcoólicas em uma festa, sofrem um grave acidente de trânsito no qual violet perde a irmã. fora da ficção, observa-se, no brasil atual, um número crescente de adolescentes que consomem álcool de forma deliberada e excessiva. dessa forma, é imprescindível a análise das causas desse uso exagerado, bem como seus impactos na vida dos jovens.
em primeiro plano, vale destacar que as propagandas positivas sobre o álcool ainda possuem grande espaço na mídia. desse modo, associa-se essa droga lícita a uma imagem de prazer e sucesso, sendo normalizada no meio social; e, assim, essa forma de apologia induz ao aumento do consumo. ademais, a desinformação acerca dos impactos do alcoolismo, a influência familiar e de amigos e o fácil acesso às bebidas alcoólicas no país - apesar de o eca classificar como crime a venda ou oferta de álcool para menores de idade - dificultam a superação desse impasse.
outrossim, é importante sinalizar as consequências nocivas do uso excessivo de álcool pelos adolescentes. nesse contexto, destaca-se a possibilidade de se tornar um usuário dependente, a perda de rendimento escolar, a exposição a situações de risco, como a violência sexual, e os problemas de saúde, como a cirrose. além disso, mesmo com a criação da lei seca em 2008 - a qual pune motoristas alcoolizados - o álcool ainda é o maior responsável por mortes de brasileiros entre 15 e 19 anos, principalmente em acidentes de trânsitos, segundo a oms. logo, nota-se a necessidade de alterações estruturais para a dissolução desse quadro.
depreende, portanto, que o uso de álcool na adolescência é um tema relevante e que carece de soluções. sendo assim, é mister que o ministério da saúde, por meio da parceria com os órgãos midiáticos, invista em propagandas que elucidem os malefícios do consumo de álcool, com o objetivo de conscientizar a população. paralelamente, urge que as escolas, por meio de verbas governamentais, promovam workshops e debates, com psicólogos e professores, com o fito de promover a reflexão acerca do alcoolismo e seus danos à saúde. dessarte, casos como o de violet markey e sua irmã poderão ser evitados.